EM PIRACICABA (SP) 26 DE AGOSTO DE 2019

Campanha por Rede Lucy Montoro recebe apoio em audiência

Representantes de cidades do Aglomerado Urbano e de entidades defenderam vinda de unidade a Piracicaba




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




A campanha pela vinda a Piracicaba de uma unidade da Rede Lucy Montoro, do Governo do Estado de São Paulo, recebeu apoio de representantes de cidades do Aglomerado Urbano, assim como de entidades que trabalham com pessoas com deficiência. Idealizador de abaixo-assinado pedindo o serviço, o vereador André Bandeira (PSDB) realizou, na tarde desta segunda-feira (26), audiência pública onde detalhou os benefícios do empreendimento público no Município.

“Não é um movimento que tenha uma bandeira partidária, mas busca um benefício para toda a região, independente de quem é o prefeito da cidade. O que buscamos é a melhoria para a nossa sociedade”, disse Bandeira. Além da audiência pública, o vereador já entregou a moção de apelo 85/2019 ao vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) e ao secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, que estiveram em Piracicaba no último dia 9.

A propositura é a quarta (ao lado das moções de apelo 123/2009, 90/2013 e 67/2017) que o parlamentar já apresentou na Câmara, ao longo dos últimos 10 anos, na tentativa de sensibilizar o governo estadual sobre o tema. 

Com o anúncio do governador João Doria, de que instalará seis novas unidades da Rede Lucy Montoro no Estado, a campanha retomou com força a partir deste ano. “Um novo mandato contribui para que enfatizemos esse pedido, que já fazemos há pelo menos 10 anos”, destaca o vereador André Bandeira. 

O secretário municipal de Saúde, Pedro de Mello, classificou a rede como “de excelência”, inclusive no trabalho de buscar a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade. “Precisamos do apoio da população e das outras prefeituras para a realização deste sonho”, disse. 

Presidente do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Ademir Barbosa detalhou as dificuldades que se criam em torno de quem precisa dos serviços da Rede Lucy Montoro, mas precisa ir até Mogi Mirim, onde tem a unidade mais próxima para os moradores de Piracicaba. “Tem que levantar às duas da manhã e depois tem que ficar esperando até o último paciente para voltar. Você vai fazer um tratamento e volta mais quebrada do que foi”, disse.

Representante da cidade de Cordeirópolis, onde atua na definição de políticas públicas para pessoas com deficiência, Milena de Fátima Correa Pinto disse que não poderia deixar de apoiar essa causa tão verdadeira e necessária. “Tenho paralisia cerebral e, sem dúvida, a criação da rede nos auxiliaria”, destacou.

Josias Zani Neto, assessor do deputado estadual Roberto Morais (CID), lembrou que, desde 2014, o parlamentar inclui recursos no Orçamento do Estado para que seja investido na Rede Lucy Montoro. “O deputado já determinou o gabinete a fazer um trabalho junto aos 26 municípios do Aglomerado Urbano de Piracicaba, solicitando moção de apoio à vinda da instalação”, acrescentou. 

O secretário de Saúde da cidade de Elias Fausto, Ricardo Fornazieri, também defendeu a vinda da Rede Lucy Montoro a Piracicaba. “Não cabe palavras para expressar o quanto é importante termos esse serviço aqui, muitos municípios seriam atendidos no dia-a-dia”, disse, ao ressaltar que, durante a audiência pública, representou o prefeito da cidade, Francisco Baroni. 

A campanha também contou com apoio de representantes de Rafard, Analândia, Rio Claro, assim como diversas entidades, como sindicatos, associações de classe e de bairro, e ainda de conselhos municipais. 

O gabinete do vereador André Bandeira (PSDB) está aberto a interessados em contribuírem na adesão ao abaixo-assinado, tanto virtual quanto físico, da campanha pela vinda da Rede Lucy Montoro a Piracicaba. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3403-6511, 3403-6512 ou 3403-7126 ou ainda no email andrebandeira@camarapiracicaba.sp.gov.br.

Legislativo André Bandeira

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação

Notícias relacionadas