EM PIRACICABA (SP) 08 DE ABRIL DE 2019

Centro de Oncologia do HFC inaugura novas dependências

Evento contou com a participação de vereadores da Casa e do presidente Gilmar Rotta




Toque na imagem para aumentar

Vereadores representaram a Casa na inauguração

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Na manhã desta segunda-feira (8), o CEON (Centro de Oncologia) do Hospital Fornecedores de Cana inaugurou novas dependências. O projeto é resultado de parceria entre Estado, município e DRS-X (Departamento Regional de Saúde de Piracicaba).

A Câmara de Vereadores de Piracicaba foi representada pelo presidente Gilmar Rotta (MDB), vice-secretário Pedro Kawai (PSDB), além da  vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel (PPS), e os vereadores Lair Braga (SD), José Longatto (PSDB), Laércio Trevisan Jr. (PR), Ronaldo Moschini (PPS) e Osvaldo Schiavolin (PSDB).

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e a deputada estadual Professora Bebel (PT) também participaram da solenidade. 

A ampliação faz parte do programa Pró-Santa Casa II da Secretaria do Estado de São Paulo, que visa apoiar financeiramente as instituições filantrópicas responsáveis por serviços de saúde de referência regional do SUS (Sistema Único de Saúde), promovendo mais qualidade e acesso da população à assistência hospitalar. A reforma foi iniciada em novembro de 2016, totalizada em R$ 2.980.000,00, sendo 20% em contrapartida do HFC.

Na inauguração, o presidente do HFC, José Coral, citou dados em relação ao atendimento do hospital. “No ano passado, em quimioterapia tínhamos 4.100, radioteria, braquiterapia e radiocirúrgia 8.600. Em relação às consultas, realizamos 8.900 e 1.100 casos novos”, contou. Para ele, toda a nova estrutura faz parte do objetivo do hospital em atender toda população. “Sabemos que podemos fazer, se possível também fazemos 200%”, completou.

O sino da esperança também fez parte da inauguração da nova dependência. O símbolo é uma parceria da farmácia Drogal com o HFC e tem como finalidade trazer a esperança a cada paciente que finaliza o tratamento.

O secretário de Saúde, Pedro Mello, que também compareceu ao evento, enalteceu o atendimento do HFC, reconhecendo sua trajetória. “Eu conheço a história desse hospital e participei desde o início. É um motivo de orgulho fazer parte desse corpo clínico e sabemos muito bem o que o Coral fez depois que assumiu. Hoje, 21% das doenças não transmissíveis são causas de câncer, então é uma doença extremamente complexa, daí a importância de ter uma casa que se dedica a esse cuidado”, ressaltou.

Antes, no piso térreo do Ceon, funcionava a recepção e os setores de radioterapia e quimioterapia, e no piso superior ficavam os consultórios médicos e multidisciplinares. Com a reforma, mais um andar foi construído, com área de 400 metros quadrados, local que irá funcionar o novo setor de quimioterapia com box individualizados, televisores para cada poltrona, melhoria na iluminação, climatização, ampliação dos banheiros, sala de emergência e aumento do número de poltronas, passando de 14 para 21. A obra incluiu ainda a instalação de dois elevadores facilitando o acesso dos pacientes oncológicos, que em decorrência da doença ficam debilitados para andar.

Para Gilmar Rotta, essa nova dependência representa melhor qualidade de vida e de saúde para a população. “É um atendimento importantíssimo, não só o espaço bonito para receber o paciente, mas as pessoas que trabalham aqui, com toda a certeza, que trabalham com o coração aberto e dando esperança e carinho. Se Deus quiser, esse sino vai tocar muitas vezes durante o ano”, disse.

O prefeito Barjas Negri reconheceu que a conclusão da obra é uma conquista de toda a equipe do HFC. "Temos certeza que será um sucesso. Parcerias como essa é que dão certo. Nós, enquanto órgãos públicos, temos o dever de trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população, e essa modernização vem exatamente para fazer isso", disse.

Após as declarações, os convidados da solenidade foram convidados a conhecer as novas dependências com o auxílio das responsáveis pelos setores de radioterapia e quimioterapia. Além disso, conheceram um pouco alguns projetos do hospital, dentre eles o #DoarFazBem, movimento de captação de doações para diversas áreas de atendimento do HFC.

Saúde José Longatto Laércio Trevisan Jr Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Pedro Kawai Adriana Nunes Lair Braga Osvaldo Schiavolin

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas