EM PIRACICABA (SP) 21 DE AGOSTO DE 2019

Ciclo anual do sol e estações do ano são explicados em palestra

Segunda aula do curso de astronomia para professores abordou características das estações do ano e curiosidades da área.




Toque na imagem para aumentar

Ciclo de palestras foca em métodos de ensino de astronomia para professores

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Um dos fênomenos cíclicos que auxiliam na compreensão do ano, as estações tiveram suas características explicadas pelo professor e astrônomo Michel Paschine Neto no curso de astronomia para professores, da Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A aula ministrada na tarde desta quarta-feira (21) foi a segunda do curso.

O professor explicou que o ano é definido a partir do ciclo anual do sol, isto é, as posições que ele ocupa no horizonte em um período aproximado de 365 dias. De acordo com Paschine Neto, o conceito de sol a pino, ou sol acima da cabeça, ocorre quando o astro atinge o ponto zênio, o mais alto do meridiano celeste.

O professor abordou os conceitos de solstício de verão e inverno, visualizados quando o sol ocupa posição próxima à direção sul ou norte em relação ao horizonte ––a definição do solstício varia de acordo com a região do estado no globo. Quando o sol está próximo da direção leste ou oeste, ocorre o equinócio oeste ou da primavera.

O palestrante também falou sobre a movimentação dos astros, os quais possuem uma trajetória alinhada à linha do Equador. No caso de Piracicaba, os astros movimentam-se sempre em uma latitude de 22,5º em relação à linha do horizonte.

Na aula, também foram apresentadas curiosidades sobre a astronomia. O astrônomo falou sobre o grande dia polar, fenômeno caracterizado por um período em que o sol permanece acima da linha do horizonte durante seis meses, e a grande noite polar, quando o sol fica abaixo da linha do horizonte durante 24 horas, o que gera um dia inteiro de escuridão.

Ao fim da aula, Paschine Neto utilizou o software Stellarium, de visualização dos astros na linha do horizonte, para explicar alguns conceitos abordados durante a tarde e avisou os participantes de que no dia 22 de dezembro ocorrerá o alinhamento dos planetas Júpiter, Saturno, Vênus e Mercúrio.

"Essa aula é importante para entender como a ciência evoluiu e como as explicações foram modificadas à medida que mais informações surgiram", disse Paschine Neto.

A professora da rede municipal de educação infantil Patrícia Adamoli disse que pretende utilizar os experimentos e slides tratados pelo professor em aula. "Viemos para adquirir mais conhecimento para abordar esse assunto em aula e está sendo muito produtivo, muito inspirador", comentou.

Escola do Legislativo

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas