EM PIRACICABA (SP) 23 DE ABRIL DE 2019

Com apoio da Câmara, abaixo-assinado pelo Baep supera 20 mil adesões

Presidente Gilmar Rotta entregou ao prefeito Barjas Negri as folhas com as assinaturas coletadas na Câmara em favor da instalação do batalhão em Piracicaba.




Toque na imagem para aumentar

Entrega das assinaturas coletadas na Câmara ocorreu nesta segunda-feira, no Centro Cívico

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Com a participação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o abaixo-assinado que reforça o apelo ao governo paulista para a instalação, na cidade, de uma unidade do Baep (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) superou 20 mil adesões, alcançando a meta estipulada no início da campanha, em fevereiro. A entrega simbólica das assinaturas coletadas na sede do Legislativo municipal ocorreu na tarde desta segunda-feira (22), no Centro Cívico.

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), levou ao prefeito Barjas Negri (PSDB) as folhas com as adesões de dezenas de pessoas que manifestaram apoio à instalação do batalhão em Piracicaba. A expectativa, agora, é de que o abaixo-assinado seja entregue nas mãos do governador João Doria (PSDB) em maio.

O objetivo da mobilização que envolve a população, autoridades, entidades e sindicatos é sensibilizar o chefe do Executivo paulista a trazer o quanto antes o Baep a Piracicaba, já que a vinda da unidade foi um compromisso assumido por Doria durante a campanha eleitoral de 2018 ––ele anunciou 17 em todo o Estado.

São Paulo conta hoje com batalhões em cinco cidades (zona leste da capital, Campinas, Santos, São José dos Campos e Barueri) e outros quatro em fase de instalação (zona central da capital, São Bernardo, Presidente Prudente e São José do Rio Preto). Os Baeps, criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado, atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque.

A campanha é liderada pela Prefeitura e, além da Câmara, tem como parceiros a Gazeta de Piracicaba, o Jornal de Piracicaba, a Diocese de Piracicaba, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), o Simespi (sindicato patronal da indústria), o Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social de Piracicaba), a Apaflar (Associação Piracicabana de Alimentação Fora do Lar), o Conepir (Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial de Piracicaba), a Igreja do Evangelho Quadrangular e o Sintipel (sindicato dos trabalhadores nas indústrias de papel). Municípios da região como São Pedro, Santa Maria da Serra, Saltinho e Mombuca também estão envolvidos na campanha, que tem o deputado estadual Roberto Morais (PPS) como um dos articuladores.

(Com informações da Prefeitura)

Segurança José Longatto Gilmar Rotta Pedro Kawai

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas