EM PIRACICABA (SP) 22 DE OUTUBRO DE 2019

Comdef sugere adaptações na Câmara para pessoas com deficiência visual

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência encerrou ciclo de visitas técnicas realizadas por meio do projeto "Câmara Inclusiva".




Toque na imagem para aumentar

Coordenador e conselheiros do Comdef visitaram as dependências da Câmara para avaliar a acessibilidade da Casa

Crédito: Leandro Trajano


A convite do presidente Gilmar Rotta (MDB), o Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) esteve na Câmara de Vereadores de Piracicaba, na tarde desta segunda-feira (21), para apontar intervenções necessárias para a garantia de acessibilidade nos prédios principal e anexo da Casa de Leis.

Após a conclusão da série de visitas técnicas à sede do Poder Legislativo municipal, as entidades convidadas a dar contribuições ao projeto "Câmara Inclusiva" apresentarão, nesta quarta-feira (23), os diagnósticos para a melhoria do acesso e do atendimento prestado na Casa.

O presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD), Francisco Nuncio Cerignoni, observou que o acesso à Casa pelas pessoas cegas é o que mais precisa de melhorias. "É preciso instalar o piso tátil em toda a extensão da Câmara e placas em braile, principalmente nos elevadores, para orientar tanto os deficientes visuais como as pessoas com baixa visão, além do sinal sonoro", apontou.

Para facilitar o acesso das pessoas com deficiência física, Cerignoni sugeriu diminuir a altura de interruptores, saboneteiras, papeleiros, descargas e torneiras nos sanitários. "São mudanças simples, que podem ser feitas com muita facilidade. A maioria dos locais já é acessível, bastam algumas adaptações."

Segundo ele, o ponto mais crítico da Casa e o que precisa de mais intervenções é o seu entorno. "Podemos seguramente dizer que o maior problema da Câmara não é ela em si, mas o seu entorno. Não adianta adaptar os prédios, mas não propiciar condições para que as pessoas cheguem até eles. A saída do prédio principal para o anexo é a travessia mais complicada. Além de uma árvore obstruindo a passagem, o piso está completamente degradado", reclamou.

Já o coordenador do Comdef, Ademir Barbosa, disse que a luta pelo direito de ir e vir de todas as pessoas é não só de Piracicaba, mas de toda a região. "Piracicaba é polo de 26 cidades. No último Censo, havia aproximadamente 75 mil pessoas com algum tipo de deficiência no município. Infelizmente, a tendência é de que esse número cresça em 2020. Piracicaba, com o projeto 'Câmara Inclusiva', está sendo pioneira em abrir as portas para toda a população. Não é possível fazer mais nada sem acessibilidade", ponderou.

Conselheira do Comdef, Graziela Tozzin parabenizou a Câmara pela iniciativa, considerada por ela "mais do que necessária". Como pessoa com baixa visão, ela reforçou a necessidade de adequações para os cegos. "Além dos apontamentos já feitos, também é preciso marcar o corrimão das escadas com piso tátil, lembrando que a pessoa cega sabe o braile, mas a pessoa com baixa visão, como é o meu caso, não; então o alto relevo das placas indicativas é essencial para que possamos nos localizar aqui dentro", disse.

Gilmar Rotta comentou que o relatório que será emitido pelo Comdef após a vistoria técnica irá somar-se com os das outras entidades que já passaram pela Câmara. "Será elaborado um plano de ação, com cronograma e previsão de custos, que será aplicado conforme a capacidade financeira. Buscaremos soluções para que todo cidadão se sinta incluído nas atividades legislativas", enfatizou.

O vereador André Bandeira (PSDB) também acompanhou a visita do conselho. Ele evidenciou a atuação da Câmara e de todos os vereadores, que contribuíram para a viabilização do projeto. "Já recebemos praticamente todas as entidades do município e hoje estamos com o Comdef para avaliar a acessibilidade e sugerir melhorias que possibilitarão a vinda de todas as pessoas à Câmara", assinalou.

Câmara Inclusiva André Bandeira Gilmar Rotta

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas