EM PIRACICABA (SP) 14 DE ABRIL DE 2021

Comissão de acompanhamento reforçará políticas de arborização

Reunião mensal do Fórum Permanente de Arborização Urbana também focou a implantação do IPTU Verde e outras propostas que visam a defesa ambiental de Piracicaba.




Toque na imagem para aumentar

Comissão de acompanhamento poderá dinamizar políticas de arborização




O Fórum Permanente de Arborização Urbana, sob a coordenação dos vereadores Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua", e Josef Borges (Solidariedade) se reuniram nesta quarta-feira (14), às 9h30, via online, pela plataforma Zoom para avaliar a continuidade de políticas públicas que respaldam o setor ambiental de Piracicaba. As discussões temáticas ainda podem se acessadas pelo Youtub do Fórum. Clic aqui.

A reunião contou com as explanações do titular da Sedema (secretaria municipal de Defesa do Meio Ambiente), Marcos Yassuo Kamogawa e o engenheiro agrônomo, Marcelo Leão, da Propark Paisagismo e Ambiente, que elaborou o Plano de Arborização de Piracicaba, além de outros integrantes do Fórum e técnicos da Sedema, que ratificaram os encaminhamentos finais da reunião, passando pela criação de uma comissão com integrantes do próprio Fórum, de acompanhamento do plano perante o Executivo e a Câmara.

Além de abordarem sobre a implantação em Piracicaba do chamado IPT verde, que já é realidade em outros municípios, no estímulo para a criação de calçadas verdes, plantio correto de árvores e outras iniciativas visando o despertar do cidadão sobre a importância da preservação ambiental. 

Também foi postulado a realização de audiência pública ou fórum mais ampliado, visando o  detalhamento do plano, nas suas 400 páginas, a começar pelo fim, na observação de dados técnicos e apontamentos que possam consolidar o trabalho minucioso e profissional que foi desprendido com o plano, a partir de experiência bem sucedida no Estado do Paraná.

Na reunião também foi discutido a questão da retirada de árvores de grande porte, em substituição a espécies que nem sempre estão condizentes com a cidade, a exemplo das leucenas. Além de considerações sobre elaboração de emendas que possam respaldar leis já existentes.

O Fórum está estruturado na Câmara Municipal de Piracicaba, a partir do projeto de decreto legislativo 67/2018, que resultou no decreto legislativo 2/2019.

Fórum de Arborização Urbana Josef Borges Silvia Maria Morales

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas