EM PIRACICABA (SP) 25 DE JUNHO DE 2020

Comunicação da Câmara de Piracicaba é destaque em painel nacional

Diretora do Departamento de Comunicação, jornalista Valéria Rodrigues levará experiência do Legislativo municipal a conferência virtual que acontece nesta sexta, às 15h.




Toque na imagem para aumentar

Painel será transmitido pelo Facebook e pelo canal no YouTube do portal Pro Legislativo




Os resultados alcançados com as novas práticas de comunicação adotadas pela Câmara de Vereadores de Piracicaba estão entre os destaques de evento que o portal Pro Legislativo promove nesta sexta-feira (26), às 15h.

Transmitido pelo Facebook e pelo YouTube, o painel reunirá "cases" (jargão corporativo para se referir a um tipo de experiência que serve de referência a outras) de parlamentos municipais de três estados brasileiros.

Pela Câmara de Piracicaba, falará a jornalista Valéria Rodrigues, diretora do Departamento de Comunicação. Ela participará remotamente da conferência virtual ao lado de Filipi Oliveira, da Câmara de Curitiba (PR), e de Taís Vargas, da Câmara de Vacaria (RS).

Os relatos que serão apresentados pelos três gestores terão como ponto em comum o uso crescente, pelos Legislativos municipais, de meios digitais na comunicação, com reflexos no aumento da produtividade e na melhora da relação com a sociedade.

O intuito é mostrar como o maior emprego da tecnologia e das redes sociais contribui para ampliar a transparência pública, estimular a participação cidadã, reforçar a interação com a população e deixá-la sempre a par dos processos legislativos.

"A expectativa é poder compartilhar as experiências locais e, junto aos demais participantes e ao público, também trazer novas ferramentas para serem aplicadas na Câmara de Piracicaba", comenta Valéria, com 16 anos de atuação em assessoria política.

A jornalista, que é graduada pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), especialista em marketing e vendas e concluinte em pós-graduação em comunicação e transparência pública nos municípios e gestão legislativa municipal, ressalta a importância de agregar ao debate práticas adotadas em diferentes regiões.

"Temos tido a oportunidade de discutir com colegas de todo o país, por meio de uma rede de comunicação legislativa, as barreiras e os avanços da área, principalmente espalhando nosso conceito de transparência pública através da comunicação", explica.

À frente do Departamento de Comunicação da Câmara desde julho de 2017, Valéria desenvolve, junto com a equipe de profissionais e estagiários, ações para levar informação pública de qualidade e projetos voltados à transparência e à participação popular.

Entre eles, destacam-se o programa "Parlamento Aberto", com a divulgação ampla das atividades do Legislativo piracicabano, e iniciativas como o "Câmara Inclusiva", cujo intuito é tornar a Casa acessível a todas as pessoas, inclusive na forma como as informações são transmitidas.

Na avaliação do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID), o painel promovido pelo Pro Legislativo reflete o propósito do portal em "potencializar experiências de diversas Câmaras, seja no campo das comunicações ou da gestão em si". Ele elogiou a iniciativa.

"Levar os resultados dos nossos trabalhos é uma forma de valorizar o Legislativo de Piracicaba em nível nacional. Temos buscado constantemente aprimorar nossa gestão, e ter em destaque nossas ações digitais mostra que estamos acertando", comentou.

O painel sobre o avanço do uso de meios digitais no Poder Legislativo será o primeiro de uma série de três encontros que o Pro Legislativo promoverá. A programação, assim como as lives, podem ser acompanhadas nos perfis do portal no Facebook e no YouTube.

A iniciativa conta com o apoio de representantes do Sindicato dos Servidores do TCU, Câmara dos Deputados e Senado Federal; da Federação das Entidades dos Servidores dos Legislativos Estaduais; da Federação dos Servidores dos Tribunais de Contas; da União dos Vereadores do Brasil e da Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas.

Câmara Parlamento Aberto Gilmar Rotta

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas