EM PIRACICABA (SP) 06 DE MAIO DE 2019

Conheça o Legislativo recebe alunos da Escola Pedro Moraes Cavalcante

Programa simulou reunião camarária para que os alunos entendessem processo de aprovação de um projeto de lei




Toque na imagem para aumentar

A estagiária Luana Arcangeleti, do Departamento de Documentação e Transparência.

Crédito: Sidney Jr


A convite do vereador Pedro Kawai (PSDB), o programa Conheça o Legislativo recebeu os alunos das turmas do oitavo ano da Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcante, na manhã desta segunda-feira (6). Realizado no Salão Nobre Helly de Campos Melges, do prédio principal da Câmara de Vereadores, o evento tem o objetivo de proporcionar o aprendizado sobre o poder Legislativo, como também diferenciar as formas de atuação do Executivo e do Judiciário.

Do Departamento de Documentação e Transparência, a estagiária Luana Arcangeleti apresentou a história das Câmaras e da cidade de Piracicaba. Ela também comentou sobre  Prudente de Moraes Barros, primeiro presidente Civil, natural de Itu e que iniciou a carreira política em Piracicaba. A instalação da Câmara de Vereadores de Piracicaba ocorreu em 11 de agosto de 1822.

Bruno Didoné de Oliveira, diretor do Departamento de Documentação e Transparência, explicou sobre a separação dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Além disso, ele enalteceu o programa Parlamento Aberto, aprovado recentemente, e que visa a aproximação com a população. “Isto é um dos laços que queremos incrementar na democracia”, relatou.

Os estudantes participaram de uma simulação de sessão camarária, no qual discutiram o projeto de lei sobre a proibição do celular em sala de aula. Quatros alunos subiram à tribuna para defender seus votos. Houve 12 votos contrários, o que levou à rejeição do projeto.

O vereador Pedro Kawai agradeceu a visita dos alunos e lembrou como isso é importante para a Casa de Leis. “Só podemos gostar de algo quando temos o conhecimento. Política tem que gostar e conquistar”, disse o parlamentar. “Temos que entender a democracia. É por isso que precisamos conhecer de perto seu funcionamento”, disse ele.

Pedro Kawai Conheça o Legislativo

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas