EM PIRACICABA (SP) 06 DE ABRIL DE 2021

Conselheiros aprovam novas palestras na Escola Legislativa

Inclusão social, sustentabilidade, saúde, defesa animal, justiça restaurativa e outras temáticas serão debatidas até o final do ano.




Toque na imagem para aumentar

Conselheiros aprovam novas palestras na Escola Legislativa




Na manhã desta terça-feira (6), às 8 horas, via on line, pela plataforma Zoom, em reunião mensal, os Integrantes do Conselho Escolar da Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon”, da Câmara de Vereadores de Piracicaba se encontraram para avaliação e projeções das atividades de 2021, frente às demandas de entidades e voluntários que se pautam em contribuir com o fortalecimento da escola.

Na deliberação sobre a pauta do dia, após atualização do quadro de parcerias e avaliação do mês de março, os conselheiros aprovaram a realização de novas propostas de palestras, em diferentes temáticas e com a participação de pesquisadores renomados: “Embalagem Longa Vida: o que é e como reciclar?” - Ayri Rando, “Água, saúde e sustentabilidade” - Ivan Canale, “Uma visão ampliada sobre o Autismo” - Eliana Castro Saliba Piacentini, “Políticas Públicas e Inclusão do público-alvo da Educação Especial” - Gonçalves Mendes, “Cão-guia: um olhar para a vida” - Murilo Henrique Delgado Mariano. Além do curso “Práticas de justiça restaurativa nas Escolas”, por Osmar Ventris.

Os conselheiros também tomaram ciência do ofício nº 108/2021, em indicações de temáticas e palestrantes pela Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). Além de avaliarem informes gerais e, colocar em prática, pela primeira vez, o expediente de 10 minutos reservados nas reuniões mensais, frente à grande demanda de ideias e inovações que surgem, onde qualquer conselheiro pode apresentar sugestões para reforçar a grade curricular, respeitando linhas temáticas e outras premissas a que a Escola do Legislativo de Piracicaba se preza.

Os conselheiros também ratificaram duas novas propostas a serem debatidas em datas oportunas, a exemplo da discussão sobre educação inclusiva, frente às desigualdades na aplicação das diretrizes curriculares; além da proposta de discussão sobre hortas e agroflorestas urbanas, o que poderá respaldar a criação de legislação específica para o setor, em conformidade com leis já em vigor em outras cidades brasileiras. 

O conselheiro Josué Lazier anunciou para as próximas reuniões, a elaboração de estudo para ciclo de conversas, com respaldo de magistrados na área penal e direito familiar, na avaliação das consequências da pandemia do coronavírus, em demandas que devem começar a surgir em Piracicaba, em casos que a Justiça será arrolada para conflitos familiares, como disputa de pensão e divórcios, além de casos de contaminações, onde a pessoa saberá onde teve início a fonte causadora, a exemplo de alguém que venha fazer uma entrega sem máscara; no passar por um estabelecimento que notadamente não cumpriu as exigências mínimas de proteção e prevenção à propagação do vírus.

No final da reunião os conselheiros reiteraram votos de sucesso à secretária da Escola do Legislativo, a servidora Ana Lúcia Gomes, que anunciou mudança de setor nos departamentos internos da Câmara, enfatizando que se coloca à disposição para contribuir com o crescimento da escola. Palavras como empatia, esmero, decidação e outros atributos pessoais foram elencados para registrar o legado deixado pela servidora frente aos trabalhos na secretaria escolar.

A próxima reunião do Conselho ficou marcada para o dia 4 de maio, terça-feira, via-online, 8 horas. A reunião foi coordenada pela diretora da Escola, vereadora Sílvia Morales (PV), e Pablo Carajol, do Mandato Coletivo A Cidade É Sua. Além da presença dos conselheiros: os professores Heliani Berlatto (Esalq/USP) e Josué Adam Lazier (Unimep). E, do vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador da Escola. E, o diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Didoné de Oliveira.

Criada pelo decreto nº 63/2014, a Escola do Legislativo tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores.

Escola do Legislativo Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas