EM PIRACICABA (SP) 10 DE MARÇO DE 2020

Conselheiros destacam avanço da Escola do Legislativo

Reunião mensal do Conselho discutiu novas parcerias e reforço do quadro funcional de servidores




Toque na imagem para aumentar

Conselheiros destacam avanço da Escola do Legislativo

Crédito: Assessoria parlamentar


O Conselho da Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, sob coordenação da vereadora Nancy Thame (PSDB) promoveu reunião mensal, na manhã desta terça-feira (10), para avaliar propostas de novas parcerias, cursos e balanço de atividades promovidas.

Os conselheiros trataram sobre atualização de sete novas parcerias e avaliação do mês de fevereiro, que contou com 443 inscritos, resultando em 286 participações. Eles ratificaram três novas propostas, iniciando pela participação do também conselheiro, Josué Adam Lazier e Arthur Soares, na promoção do ciclo Tolerância, Cidadania e Responsabilidade Social.

Também foi deliberado a participação de Estevam Vanale, que abordará temática sobre Regulação Urbanística, produção imobiliária e impactos ambientais, com foco no futuro do planeta e a participação do Economista Pedro Ramos, que falará sobre Economia Socioambiental, tendo como reflexo a contribuição de Francisco de Assis, em sua trajetória de espiritualidade, na defesa da vida, com vistas ao futuro de nosso planeta. 

Os conselheiros também se pautaram na análise de propostas em andamento, que passam pela realização de oficina para conselheiros; iniciação política (Fundação Konrad Adenauer).

Sobre informes gerais foram avaliados alterações de decreto legislativo, que amplia e reestrutura os trabalhos do Legislativo, além de envolver unidades escolares, tanto da área urbana, quanto da zona rural, a serem contemplados com a extensão dos conhecimentos difundidos pela programação da Escola.

Na coordenação dos trabalhos, e responsável pela direção da Escola do Legislativo, a vereadora Nancy Thame considerou os três novos conteúdos de ensino, tanto na questão da cidadania e da cultura, que remete ao legado de São Francisco, além de questões climáticas, bem como ao ciclo de urbanização, onde serão avaliados impactos ambientais, onde a Escola do Legislativo, cada vez mais, se organiza, em documentos, com o aumento das listagens dos parceiros. 

Nancy considerou o ciclo de reuniões do Conselho, que cada vez mais vai consolidando a Escola e destacou a importância da participação da professora Heliani Berlato e do professor Josué Lazier, da USP e da Unimep, respectivamente, que trazem toda uma experiência, de ajuda na formação dos conteúdos.

Josué Lazier destacou que a proposta do ciclo de responsabilidade social procura trazer elementos, tanto na perspectivas da ONU, com relação aos direitos humanos, quanto na visão da Declaração de Princípios contra a Intolerância, acrescido pela Constituição Federal.

"Para que haja cidadania, democracia e, principalmente dignidade humana, há necessidade que a sociedade se organize e construa estes caminhos, onde a tolerância se torna fundamental, pois é ela quem dá a base para estes aspectos, ela é que representa os sustentáculos da vida humana, para produzir cidadania e dignidade", disse.

O conselheiro disse ainda que, neste sentido, este ciclo de palestras procura trazer estes elementos, que ensejam a humanização dos relacionamentos, o que se traduz no acolhimento, no respeito à percepção e a valorização do outro, mesmo numa sociedade tão diversificada como a nossa", concluiu o professor, na antecipação de aspectos que serão abordados em sua palestra, que integrará o ciclo de debates da Escola do Legislativo.

A servidora Ana Lúcia Gomes Fernandes, a mais nova concursada pela Câmara, do setor Administrativo, que vem para reforçar os trabalhos da Escola do Legislativo, na condição de secretária, destacou a importância e a relevância social no trabalho que assume. 

"O projeto me surpreendeu bastante. Tenho altas expectativas de estar contribuindo com a sociedade neste sentido, em prol de uma educação diversificada e de forma muito transparente. Espero ajudar toda estrutura da Escola e ser muito competente em fazer um bom trabalho", disse.

Da reunião desta terça-feira (10) participaram: Érica Diniz, do setor de apoio à Escola do Legislativo, Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Câmara e representante da Mesa Diretora. Além de Heliani Berlato, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), e Josué Adan Lazier, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Escola do Legislativo Pedro Kawai Nancy Thame

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas