EM PIRACICABA (SP) 05 DE FEVEREIRO DE 2020

Conselheiros reforçam novas ações da Escola do Legislativo para 2020

Mais de 120 profissionais, com ensino superior completo estão credenciados para ministrar ciclos de palestras que passam por diferentes temáticas, com foco na cidadania




Toque na imagem para aumentar

Conselheiros reforçam novas ações da Escola do Legislativo para 2020

Crédito: Leandro Trajano


O Conselho da Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, sob coordenação da vereadora Nancy Thame (PSDB) promoveu reunião mensal, na manhã desta quarta-feira (5), para avaliar propostas de novas parcerias, cursos e balanço de atividades promovidas em 2019.

Eles  fizeram encaminhamentos de ordens operacionais e avaliações sobre eventos, a exemplo de encontro estadual das Escolas dos Legislativos, ocorrido em novembro, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e Associação Paulista de Escolas do Legislativo,  realização de oficinas e discussão de vários temas, com foco no processo democrático, na promoção da cidadania.

Na coordenação dos trabalhos, e responsável pela direção da Escola do Legislativo, a vereadora Nancy Thame considerou o início de um novo ano, no qual a Escola se consolida cada com a inclusão de 20 propostas novas, além das que já estão protocoladas, em temas diversos, a exemplo da Justiça Restaurativa; de Comunicação e Política, Ciclo de Iniciação Política para Jovens, Formação para Conselheiros, em temas bastante diversos, dentro da proposta e dos eixos a que a Escola se pauta, principalmente na questão de cidadania. 

Na relação de credenciados a ministrar cursos, palestras e debates, pelo menos 125 profissionais, com ensino superior estão cadastrados, para o desenvolvimento das atividades docentes, em eventos gratuitos, disponibilizados aos cidadãos. 

"A alegria que nos dá é que é um número grande de participações, em propostas que excedem até o número de participantes", reitera a parlamentar, que também ressalta a importância de conselheiros de fora da Câmara, a exemplo da Esalq, por intermédio da professora Heliani Berlatto e da Unimep, representada pelo professor Josué Lazier, em experiência de extensão universitária, de apresentação de conteúdo, o que tem colaborado em muito com o processo. 

A vereadora Nancy falou da importância da Escola do Legislativo estreitar laços com as universidades, ao acolher a participação de alunos, em estágio na Câmara, que devem apresentar o resultado de seus estudos e pesquisas, ao mostrar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). "Isto se deu em função dos diversos questionamentos, frente aos trabalhos interessantes que são realizados nas universidades e que acabam ficando nas bibliotecas, sendo que o papel da Câmara é dar visibilidade ao disponibilizar estes trabalhos à sociedade", explicou.

Dentre os novos cursos para 2020, os conselheiros também aprovaram a inclusão do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com foco no público interno, além de temas como a Gestão de Unidades de Conservação, Manejo Florestal, Técnicas de Oratória, Cerimonial e Protocolo Público. Foram contemplados temáticas de saúde pública, com foco na campanha contra o mosquito Aedes Aegypti, da Dengue. Além de discussões sobre alergias alimentares, com ênfase em aspectos de saúde, alimentação e qualidade de vida para inclusão social. 

A relevância de discussões que passam pelo despertar da sociedade para questões políticas, visto o período eleitoral que se aproxima também foi avaliada pelos conselheiros, com destaque na realização de eventos suprapartidários, e organização de oficinas, no trabalhar de práticas cidadãs, além da inclusão de roda de conversas, em diálogos que visam a equidade. 

A questão de segurança, diversidade social, com destaque à pessoas com deficiência, além de um novo olhar para o setor de agroecologia, na preocupação com o ecossistema, desde a importância das abelhas, foram temas elencados pelos conselheiros, que voltam a se reunir na próxima primeira terça-feira de março, dia 3.  

Da reunião desta quarta-feira (5) participaram: Fernanda Micossi, que também respondeu pela secretaria dos trabalhos de ata e demais documentos da Escola do Legislativo, ao lado da servidora Érica Diniz, o coordenador da Escola do Legislativo, Fábio Dionísio e o conselheiro Mauro Rontani, diretor do Departamento de Administração.

CONSELHO - a estrutura organizacional do Conselho da Escola também é composta por Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Câmara e representante da Mesa Diretora. Além de Heliani Berlato, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), e Josué Adan Lazier, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Escola do Legislativo Pedro Kawai Nancy Thame

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas