EM PIRACICABA (SP) 17 DE FEVEREIRO DE 2020

Conteúdo é ouro nas redes sociais, aconselha jornalista

Lucas Pimenta ministrou, segunda-feira (17), a terceira aula do ciclo “Formação em comunicação política no contexto do ambiente digital”




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Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Produzir conteúdo com qualidade e associado à imagem do candidato é diferencial para quem disputará a eleição neste ano. “É ouro”, disse o jornalista Lucas Pimenta, que, na tarde desta segunda-feira (17), ministrou a “Oficina de Plataforma Digitais: Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp”, a terceira aula do Ciclo “Formação em Comunicação Política no Contexto do Ambiente Digital”, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. 

“Muita gente acha que as redes sociais são o futuro, mas na verdade são o presente. Enquanto em outras épocas a TV tinha um papel decisivo (nas eleições), hoje são as redes sociais que conseguem levar informações até as pessoas, por isso, o principal é saber construir um bom conteúdo, sem isso não adianta ter dinheiro para impulsionar posts ou saber de tudo sobre as redes sociais”, avalia Pimenta. 

Durante a oficina, ele demonstrou o perfil de cada uma das redes sociais. O Twitter, rede de textos curtos, é utilizado para pautar a imprensa; o Instagram é voltado mais para humanizar o candidato, enquanto o Facebook tem papel de mostrar as atividades oficiais do dia a dia e o Whatsapp é voltado para criar proximidade com o público-alvo. Já o Youtube é indicado para vídeos com um conteúdo mais extensos. 

“Antes das redes sociais, as campanhas eram pautadas pelos próprios candidatos, mas atualmente isso ficou incontrolável, hoje quem faz isso são as redes sociais, por isso é importante construir uma boa comunicação, porque o candidato consegue levar para o terreno mais interessante para ele”, avalia o jornalista. 

A oficina contou, ainda, com uma atividade prática, em que os participantes simularam assessoria de política. O objetivo, segundo Pimenta, foi produzir uma postagem em rede social de acordo com os ensinamentos apresentados durante a aula. 

O quarto e último encontro deste ciclo da Escola do Legislativo será sobre “Planejamento Estratégico de Marketing Político Digital”, no dia 20 de fevereiro, com o estrategista de marketing político e eleitoral Gilmar Arruda de Souza. 

“O primeiro encontro (do ciclo) trouxe valores, conceitos e a visão atualizada da política, na semana passada deu abertura maior de entendimento das mídias do contexto nacional ao município, e hoje veio o Lucas trouxe o ‘pulo do gato’ das mídias sociais, qual o perfil de cada e o que você pode fazer para ter resultado, como você gera o conteúdo”, disse Nancy Thame, diretora da Escola do Legislativo.

ESCOLA - A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba foi criada pelo decreto legislativo 63/2014 e tem como objetivo ações voltadas à educação para a cidadania, à difusão cultural, à capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias e à capacitação do corpo técnico de servidores e vereadores. 

É dirigida pela vereadora Nancy Thame (PSDB) e coordenada pelo diretor do Departamento de Assuntos Legislativos, Fábio Dionísio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-7129, de segunda a sexta-feira. Para conferir a programação de cursos, acesse www.escola.camarapiracicaba.sp.

Escola do Legislativo

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

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