EM PIRACICABA (SP) 27 DE MARÇO DE 2020

Coronavírus: Pedro Kawai defende bom senso neste momento de crise

O parlamentar destaca o drama dos comerciantes e o desespero da população frente à uma situação em que o município tem que seguir legislações superiores




Toque na imagem para aumentar

Coronavírus: Pedro Kawai defende bom senso neste momento de crise

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Na 15ª reunião ordinária de ontem (26), o vereador Pedro Kawai (PSDB), ocupou a Tribuna da Câmara, por cinco minutos regimentais, na condição de liderança partidária para considerar o momento de crise que o mundo está passando, em função do avanço exponencial do Covid-19, o Coronavírus, que já contaminou mais de meio milhão de pessoas.

"É uma situação complicadíssima. Temos de analisar, primeiro, o crescimento exponencial da contaminação, em que 1 contamina 4, depois 8, depois 16. Que daí chega no idoso, na pessoa com problema pulmonar, no diabético, levando-o à morte", disse.

Kawai também avalia o impacto que isso representa ao comércio, no fechamento de segmentos, o que poderia ter sido de forma gradativa, sendo que o governo do Estado tomou a frente e decidiu fechar e infelizmente o prefeito não pode mudar isso.

O parlamentar também explicou que um decreto municipal pode complementar, e não  diminuir o que um decreto estadual determina.

"Não está no alcance de prefeito e vereadores mudar um decreto estadual. João Dória fez isso para brecar o crescimento exponencial. O que precisamos pensar é como vai ser a consequência disso", disse.

Pedro Kawai também considerou o colapso de atendimento na rede pública, a exemplo do que está acontecendo na Itália.

Para o vereador, quem está pagando o pato neste primeiro momento são os comerciantes, em que há os que pedem para fechar e outros para abrir.

"Infelizmente, em função das fake news, aumenta ainda mais o desespero da população. Neste momento temos de cobrar o Ministério da Economia, cujo site está com várias linhas de crédito para os pequenos empresários."

"Há que se mostrar o caminho para as pessoas buscarem esse socorro. Precisamos de direcionamento do Executivo, seja federal ou estadual. Temos que ter a mesma fala", concluiu o parlamentar.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas