EM PIRACICABA (SP) 13 DE MAIO DE 2019

Coronel Adriana participa de homenagem às policiais militares

Solenidade reconheceu importância das mulheres na história da Polícia Militar.




Toque na imagem para aumentar

Evento comemorou o Dia do Policial Militar Feminino

Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), participou, na manhã da última sexta-feira (10), da solenidade em homenagem ao Dia do Policial Militar Feminino, no CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior 9), com o tenente-coronel Carlos Eduardo Fanti e outros militares de Piracicaba e região.

Em 12 de maio de 1955, foi instituído em São Paulo (SP) o Corpo de Policiamento Especial Feminino, com Hilda Macedo como comandante. Duas semanas após sua criação, doze candidatas foram escolhidas para integrar a equipe, as quais, junto com Hilda, passaram a ser chamadas de "as 13 mais corajosas de 1955". Atualmente, existem mais de dez mil mulheres trabalhando na Polícia Militar de São Paulo, em áreas como policiamento ostensivo, trânsito, bombeiro, choque, rodoviário, ambiental, motocicletas e bicicletas, entre outras.

"Este dia deve ser lembrado porque, quando o assunto é polícia feminina, nós, mulheres brasileiras, fomos pioneiras na América Latina. Após 64 anos de muita luta, hoje podemos dizer que trabalhamos em condições iguais aos homens", disse a parlamentar, durante discurso na cerimônia.

Na oportunidade, Coronel Adriana lembrou que, em 2011, Coronel Camilo, na época deputado estadual, levou até o governador Geraldo Alckmin (PSDB) projeto de lei complementar para unificação dos quadros masculinos e femininos da PM, o qual, após muita pressão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi aprovado.

"Nós temos motivos para comemorar, somos exemplos para as demais profissões. Não há por que existir diferença de gênero no trabalho. Parabéns à Polícia Militar", ressaltou a vereadora.

Após a comemoração, as mulheres se reuniram na sede do Sindicato dos Papeleiros de Piracicaba para uma confraternização.

Segurança Adriana Nunes

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas