EM PIRACICABA (SP) 10 DE MARÇO DE 2020

Coronel Adriana pede construção de rede de esgoto no Glebas Califórnia

Vereadora é autora do requerimento 196/2020, aprovado nesta segunda-feira.




Toque na imagem para aumentar

Requerimento de Coronel Adriana foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O requerimento 196/2020, de autoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), solicita informações do Executivo sobre a construção de rede de esgoto da rua Campo Grande, no bairro Glebas Califórnia. A propositura foi aprovada na noite desta segunda-feira (9), na 10ª reunião ordinária.

De acordo com a parlamentar, a rua está localizada em bairro densamente povoado e a preocupação dos moradores é se será implantado sistema de coleta e tratamento de esgoto e se ele comportará o crescimento populacional causado por empreendimentos imobiliários cada vez maiores que estão sendo construídos na região.

"É importante salientar que, ao final da rua Campo Grande, se encontra o Projeto Cata-Vento e que ela possui sistema de drenagem de águas pluviais, de distribuição de água e energia elétrica e é asfaltada, porém, segundo moradores, não possui sistema de coleta de esgoto", disse a vereadora.

"Outros moradores me relataram que, por conta de não haver coleta de esgoto, eles contam com fossa séptica e que às suas expensas devem fazer o esgotamento delas para que suas casas não sejam invadidas com esgoto por conta de transbordamento", acrescentou.

Coronel Adriana pergunta se a Prefeitura tem ciência do problema e se os moradores da rua Campo Grande são atendidos pelo sistema de distribuição de água do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Se sim, ela questiona se a tarifa do esgoto é cobrada deles. Se essa resposta for positiva, ela pergunta se existe rede de esgoto na rua e, se não existir, ela questiona o porquê de ainda ela não ter sido instalada. A existência de um planejamento para a instalação da rede de coleta de esgoto na rua também é cobrada pela parlamentar, que questiona quando isso será executado.

A vereadora quer saber também se o sistema de coleta e tratamento de esgoto para o Glebas Califórnia e a região no entorno necessitará de obras para atender ao crescimento populacional. Se sim, ela questiona quais obras serão executadas e quando ocorrerão.

Sobre a estação de tratamento de esgoto, a parlamentar questiona qual atenderá essa região, se ela opera com 100% da capacidade ou se terá capacidade para suportar os efluentes gerados quando da instalação do sistema de coleta no Glebas Califórnia.

Coronel Adriana indaga sobre quantos quilômetros de interceptores e coletores tronco estão instalados hoje na região do Glebas Califórnia e quantos são necessários para atender a demanda gerada na rua Campo Grande para transporte de toda a carga de esgoto gerada.

A parlamentar também questiona quantas residências da rua têm fossas sépticas, quem faz o esgotamento delas nas casas dos moradores, se é cobrada alguma tarifa e onde são despejados os resíduos coletados.

Legislativo Adriana Nunes

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas