EM PIRACICABA (SP) 06 DE MARÇO DE 2020

Coronel Adriana pede readequação de área do PSF do São Francisco

Propositura foi aprovada nesta quinta-feira (5), na 9ª reunião ordinária de 2020.




Toque na imagem para aumentar

Moradores aguardam providências desde 2017

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Por meio do requerimento 189/2020, a vereadora Adriana Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), solicita informações do Executivo sobre o resultado da análise de viabilidade de readequação de área de atuação do PSF (Programa Saúde da Família) do bairro São Francisco, conforme a indicação 3.667/2017. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (5), na 9ª reunião ordinária de 2020.

Para receber atendimento, os moradores que residem ao lado da unidade, localizada próxima dos condomínios Bertolin 1 e 2, na rua Uchoa, número 500, têm de se deslocar até o PSF Santa Rita Avencas, cerca de um quilômetro e meio de distância, em razão da área de atuação dos locais.

A parlamentar quer saber se há possibilidade de os moradores serem atendidos no PSF São Francisco, qual o projeto, ações e prazo para readequação das unidades para melhor atender os moradores da região e as diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica e quantas pessoas estão atualmente cadastradas em ambas os postos de saúde.

Em 2017, em uma reunião comunitária, os condôminos reivindicaram providências, por meio de um abaixo-assinado, para que possam ser atendidos no PSF mais próximo de suas residências. “Por considerar plausível o pedido, encaminhei a solicitação, por meio de indicação ao Executivo, para que adotasse providências”, relatou Coronel Adriana.

Em resposta, a vereadora foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde que o Departamento de Atenção Básica realizaria os estudos para a viabilidade de readequação, respeitando a Política Nacional da Atenção Básica, que determina até 3.500 pessoas para cada unidade.

O relatório da Coordenação do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, relativo ao atendimento dos residentes no condomínio Bertolin 1 e 2, foi encaminhado em anexo para o gabinete da parlamentar. No documento consta que o PSF Santa Rita possui 1.116 famílias e 3.514 pessoas cadastradas, enquanto o do São Francisco possui 1.246 famílias e 3.920 pessoas cadastradas.

“Na primeira semana de fevereiro de 2018, conversei com funcionários do serviço de apoio ao Departamento de Atenção Básica, que me comunicaram que não havia um prazo para a readequação, mas que iriam colocar o tópico na pauta da próxima reunião de planejamento daquela ocasião e retornar. Me informaram, ainda, que há um projeto para construção de uma nova unidade de saúde no bairro São Francisco, cuja verba já está liberada”, disse a vereadora.

No entanto, ela afirma que, até o momento, os moradores de ambos os condomínios esperam por providências do Executivo, tanto para melhor assisti-los, quanto atender as diretrizes estabelecidas na PNAB.

Legislativo Adriana Nunes

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas