EM PIRACICABA (SP) 06 DE AGOSTO DE 2020

Cuidados com a saúde bucal do bebê iniciam-se na fase da gestação

Professora titular da área de odontopediatria da FOP, Regina Puppin Rontani participou da live desta quarta-feira do programa Parlamento Aberto no Instagram.




Toque na imagem para aumentar

A professora Regina Puppin Rontani explicou como deve ser realizada a higiene bucal





Embora a saúde bucal ainda seja colocada em segundo plano, a falta de cuidados com a região pode provocar sérios danos. Na live desta quarta-feira (5) do Parlamento Aberto no Instagram, a professora titular da área de odontopediatria da FOP-Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas) Regina Puppin Rontani explicou como deve ser feita a higiene bucal, desde o período da infância até a vida adulta, e deu dicas para a precaução das morbidades bucais.

A professora destacou que a atenção com a saúde bucal tem que ocorrer desde o período da gestação, na qual a cavidade bucal é desenvolvida com base nas características da mãe. De acordo com Regina, na fase intrauterina, a alimentação e o uso de medicamentos interferem na formação facial e dentária.

"A mãe que tem o controle de higiene maior, tem menos infecção periodontal, da gengiva, e tem menos cárie tem também menos fatores inflamatórios circulantes. Isso vai prover uma saúde bucal melhor para essa criança", afirmou.

Após o nascimento, a amamentação exerce papel fundamental no avanço da região bucal, por meio do fornecimento de nutrientes e do exercício dos músculos da face, explicou Regina. A professora frisou a importância da amamentação, indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde até, no mínimo, seis meses de idade.

Para as mães que não conseguem amamentar ou que possuem pouco leite, a professora indicou a relactação, que consiste no uso de uma cânula no seio da mãe e permite que a criança realize os movimentos de sucção essenciais para a formação adequada do aparelho bucal.

Com o nascimento do primeiro dente, que acontece entre o quarto mês de idade e o primeiro ano, a criança passa por uma alteração da cavidade bucal e começa a ter a necessidade de higienização após as refeições, com pasta ou creme dentário. Na fase inicial, é aconselhável o uso de dedeiras, escovas de dentes que podem ser encaixadas no dedo.

Segundo Regina, o dentifrício ideal para a escovação, tanto da criança quanto do adulto, precisa conter 1.000 ppms de flúor. Ela explicou que a escolha do creme dental pode variar, desde que possua a quantidade correta de flúor e que seja utilizado em uma quantidade adequada: similar a meio grão de arroz para crianças e até 1,5 centímetro para adultos.

"Neste período começam a aparecer aqueles microrganismos que vão se aderir à superfície dura do dente. São esses microrganismos principais que levam ao aparecimento da cárie", disse.

Durante a live, Regina alertou sobre o perigo da alteração da carga dentária de crianças que chupam o dedo ou usam chupeta por um longo período, visto que produz uma alteração na oclusão e pode ocasionar uma atresia no arco.

Ela também enfatizou a importância da higienização antes do sono. Durante o período do sono, explicou, a quantidade de saliva produzida pela boca é menor do que durante o dia, além da falta de movimentação dos músculos da boca, o que ocasiona o maior crescimento de microrganismos nessa região e, consequentemente, maior risco para o surgimento de cáries.

Na live, a especialista em odontopediatria comentou que não existe uma idade definida para a colocação de aparelho e frisou que ele deve ser utilizado somente após avaliação do dentista, já que o uso indevido provoca danos na carga dentária.

A entrevistada também abordou ações que devem ser tomadas em casos de traumas. Após a quebra do dente, segundo Regina, o indivíduo deve lavar o dente quebrado em água corrente e entrar em contato com o dentista.

Quanto ao período da quarentena, no qual muitas crianças estão em casa, a professora deu dicas para o cuidado correto com a saúde bucal. De acordo com ela, é necessário manter a rotina adequada de alimentação e tomar cuidado com produtos dentários que prometem "resultados milagrosos".

ACESSE O CONTEÚDO - As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto. As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web. Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Saúde Parlamento Aberto

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas