EM PIRACICABA (SP) 30 DE OUTUBRO DE 2019

Curso aborda origem e elementos da Via Láctea

Atividade foi ministrada pelo astrônomo Michel Paschini na noite desta terça-feira (29).




Toque na imagem para aumentar

Evento foi oferecido pela Escola do Legislativo.

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Na noite desta terça-feira (29), a Câmara de Vereadores de Piracicaba recebeu o curso Introdução à Astronomia: A Via Láctea, ministrado pelo professor e astrônomo Michel Paschini Neto. O evento foi oferecido pela Escola do Legislativo.

Paschini explicou a origem do nome Via Láctea, o que são os aglomerados estelares existentes nos braços espirais e no halo galáctico, como também sobre as estrelas variáveis extrínsecas e intrínsecas, que variam conforme a luminosidade com o tempo.

As binárias eclipsantes também foram apresentadas pelo astrônomo, que são estudos pelo monitoramento de suas curvas de luz, no qual varia a magnitude aparente a medida do sistema com o tempo. Segundo Paschini, a magnitude aparente é o fluxo de luz de uma estrela medida na terra, sem levar em conta a distância dessa estrela.

Para que os alunos pudessem entender melhor os elementos que formam a Via Láctea, o palestrante mostrou diversas imagens, além de citar nomes importantes da ciência, como Galileu Galilei, Wiliam Herschel, Jacobus Kapteyn, Harlow Sharpley, Johannes Kepler, Emmanuel Kant, William Parson e Edwin Hubble.

Escola do Legislativo

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas