EM PIRACICABA (SP) 03 DE SETEMBRO DE 2019

Curso aborda os modelos de negócios para o empreendedorismo

A palestrante Taís Lacerda apontou os segmentos que devem ser seguidos para empreender no mercado de alimentos.




Toque na imagem para aumentar

“Esse é o setor que mais vem se destacando", garantiu a palestrante.

Crédito: Leandro Trajano


“Devemos trabalhar com o empreendedorismo desde a infância”, disse a palestrante Taís Lacerda, no curso Como Empreender no Mercado de Alimentos, que ocorreu na tarde desta terça-feira (3) no espaço da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

A professora Taís Lacerda apresentou os quatros modelos de negócios que, segundo ela, necessita seguir três segmentos: quem é o cliente do empreendedor, qual a proposta de valor para responder às necessidades do cliente e quais os processos e recursos para entregar a proposta de valor.

Ela destacou aos participantes a importância sobre decidir o público que irá consumir o alimento. “Não adianta você fazer um ótimo hambúrguer, se não tiver ninguém para consumir”, explicou ela. Lacerda disse que pensar nas restrições de seu cliente é essencial, por exemplo, se ele for idoso ou alguém vegano.

Assim, quando o futuro empreendedor tiver alguma ideia “é hora de colocar em prática o modelo de negócios”, esclareceu.

Além disso, ela também apontou as diferenças entre o modismo e a tendência. Segundo ela, a tendência não é moda e, sim, uma sequência de eventos de possuem força, durabilidade e também oferece oportunidades. Já o modismo pode ser caracterizado como algo em que está na “moda” e obtém curta duração, não apresentando nenhum significado social, econômico e político.

“Esse é o setor que mais vem se destacando. É importante demonstrar os modelos de negócios e as tendências para as pessoas aprenderem a se preparar para trabalhar com recursos voltados à essa área”, disse Taís Lacerda.

O evento contou com o secretário do Emprego e Renda de São Pedro, Carlos Eduardo Quaresma, também diretor do Procom (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), que afirmou estar acompanhando a Escola do Legislativo. “Queremos aplicar isso no Legislativo de São Pedro para capacitar e trazer informações e gerações de rendas”, declarou.

Já a administradora do projeto Café-Escola organizado pelo Espaço PIPA - Síndrome de Down, Luciana Ribeiro, disse que a entidade não tem lucro o suficiente para manter o projeto e, por isso, decidiu ir ao curso como uma forma de manter o projeto.

A atividade também teve a presença da vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo, que reforçou sobre a força do pensamento positivo, além de esclarecer que a “Escola do Legislativo trabalha com voluntários e qualquer cidadão pode fornecer conteúdos”.

Escola do Legislativo

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas