EM PIRACICABA (SP) 26 DE JULHO DE 2019

Dia do Agricultor e Trabalhador Rural: solenidade sintetiza gratidão

Câmara entregou homenagem a representantes do setor que, mesmo tendo o País em crise, mantém nível de produção




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A solenidade em homenagem ao Dia do Agricultor e do Trabalhador Rural, na quinta-feira (25), no auditório do Centro Canagro/Coplacana, sintetizou a gratidão de Piracicaba com a categoria que, mesmo durante a crise pela qual o País passa, mantém o nível de produção, desenvolve postos de trabalho e contribui, de maneira fundamental, para segurança alimentar. 

“Os quatro homenageados nesta noite representam todos aqueles que colhem e produzem, aqueles que fazem com o que o agronegócio continue sustentado o País, não por incentivo do governo, mas por causa do trabalho de vocês, por causa de todos que estão no campo”, disse Gilmar Rotta (MDB), presidente da Câmara e coautor do requerimento 529/2019. 

O parlamentar lembrou usou o exemplo de um dos homenageados pelo Dia do Agricultor, Acenildo Pereira e Silva, que não pôde comparecer na solenidade por conta de acordar cedo para o trabalho. “É por isso estamos todos aqui, Câmara, Executivo e outras autoridades, para agradecer vocês, pela disposição em fazer o Brasil a crescer cada dia mais”, enfatizou. 

Além de Acenildo, também foi homenageada como trabalhadores rurais, Juliana Aparecida Próspero Ferezini, e como Dia do Agricultor, receberam comenda Ana Lúcia Marques Castrilho e Giulio César Mercuri. 

Em todos os discursos, foi evidenciado o papel do setor na economia e no dia-a-dia do País. “Todos nós vestimos graças ao algodão colhido no campo, assim como bebemos café com açúcar, graças a quem colhe a cana, e no café da manhã comemos pão, que é feito de trigo, tudo isso é fruto de um trabalho rural”, disse o prefeito Barjas Negri (PSDB). 

Ele lembrou, ainda, da importância da produção agrícola na merenda escolar distribuída no Município. “Fornecemos 103 mil pratos por dia, com arroz, feijão, batata, banana, ovo, frutas, enfim, tudo o que é produzido pelas pessoas atuam no campo”, enfatizou o chefe do Executivo. 

Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), também coautor da solenidade, lembrou do sofrimento das “pessoas que trabalham de Sol a Sol”. Ele destacou que a atuação no campo é “sem descanso” e que muitas vezes “não são reconhecidos”. O vereador enfatizou que agricultores são “verdadeiros guerreiros” que ganham o dinheiro naquilo que ele considera como “dádiva que Deus nos deu”, que é a terra para ser cultivada. 

O vereador José Aparecido Longatto (PSDB), também coautor do requerimento 529/2019, lembrou que a solenidade significou “um enaltecimento aos homenageados e ao setor agrícola”. Ele destacou ainda a defesa das tradições do trabalhador rural. “Ninguém pode negar as suas raízes e todas as nossas raízes são do campo”, disse o parlamentar. 

Presidente do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), Pedro Polizel aproveitou a oportunidade para pedir a inclusão do Plano de Desenvolvimento da Zona Rural no PDDP (Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba), que está em tramitação na Câmara. “Cresci na roça e hoje atuo para melhorar a vida de quem está na roça, por isso acredito que este plano será incluído (no PDDP)”, disse. 

Discursando em nome dos homenageados, Giulio César Mercuri destacou a busca pela produtividade. "A gente sabe que o nosso ganho está naquela saca a mais que conseguimos fazer, então é isso o que nos motiva na busca pela excelência", disse.

Também destacaram a importância do setor agrícola no Município o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Mentem, e o presidente da Afocapi, José Coral.  A solenidade contou, ainda, com a presença do vereador José Marcos Abdala (REP).

Como atração musical, a solenidade contou com a dupla sertaneja Claudemir e Moisés, acompanhados dos músicos Miro Camolesi (safona) e Antonio Carlos Seguesi (teclado).

José Longatto Gilmar Rotta Osvaldo Schiavolin Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas