
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Projeto de lei de Silvia Morales, aprovado em segunda discussão nesta segunda-feira (16), institui o dia 2 de dezembro como data anual dedicada ao samba em Piracicaba
Projeto já havia sido aprovado em primeira discussão no dia 8 de maio, durante a 24ª Reunião Ordinária da Câmara
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Os vereadores de Piracicaba aprovaram em segundo turno, na noite desta segunda-feira (16), o projeto de lei 59/2025, o qual inclui o "Dia Municipal do Samba" no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser celebrado anualmente no dia 2 de dezembro. A propositura é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV).
A parlamentar destaca, na justificativa do projeto, que a data também celebra o Dia Nacional do Samba, "um dos ritmos musicais mais simbólicos do Brasil, presente de norte a sul do país em diversas variações".
Ela lembra que, em 1964, na Bahia, "foi instituído o primeiro Dia do Samba, destacando suas raízes africanas". A vereadora pontua, ainda, que a sonoridade "é fruto da fusão de diferentes ritmos, criando um estilo único e sendo reconhecido como uma das principais manifestações culturais populares brasileiras".
"Uma das versões mais conhecidas sobre a origem do samba aponta que as primeiras manifestações desse gênero, especialmente o samba de roda, surgiram no Recôncavo Baiano por volta de 1860, como explica o artigo 'Conheça as Origens do Samba no Brasil'. Segundo a Agência Brasil, o primeiro samba a ser registrado e gravado foi 'Pelo Telefone', em 27 de novembro de 1916, composto por Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga. O samba é um dos grandes símbolos nacionais, representando o Brasil no mundo. Seu reconhecimento levou séculos, mas sua influência é inegável", ressalta a vereadora no texto do projeto.
Silvia Morales ainda destaca que Piracicaba é "reconhecida como um celeiro cultural, abriga diversos artistas e grupos que preservam e difundem essa tradição". Ela cita como exemplos o samba de berço, o batuque de umbigada, o samba-enredo, as rodas de samba ou o pagode, movimentos que "mantêm viva a riqueza desse patrimônio cultural".
Por fim, a vereadora também menciona que, no dia 26 de fevereiro de 2025, foi publicada uma matéria no site da Câmara Municipal de Piracicaba sobre a madrinha Eunice - Deolinda Madre, piracicabana e fundadora da primeira escola de samba da capital paulista, a Sociedade Recreativa Beneficente Escola de Samba Lavapés.
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereadora destaca lançamento do “Julho das Pretas – Por Reparação e Bem Viver”
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia