EM PIRACICABA (SP) 31 DE OUTUBRO DE 2019

Diagnóstico de câncer: Fundação Ilumina lança seu Centro de Inovação

O vereador Pedro Kawai acompanhou o lançamento do projeto, na manhã desta quinta-feira (31)




Toque na imagem para aumentar

Pedro Kawai

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O vereador Pedro Kawai (PSDB), na manhã desta quinta-feira (31) integrou o rol da comitiva ofical no lançamento da Fundação Ilumina, que apresenta o Centro de Inovação Ilumina – projeto que visa ampliar o acesso e qualidade da atenção primária de saúde, com foco no diagnóstico e tratamento de câncer, por meio do desenvolvimento tecnológico de modelos compartilhados de gestão e acompanhamento da jornada do paciente com câncer.

O projeto baseia-se na integração entre a Fundação Ilumina, Atenção Básica de Saúde (APS) e parceiros da iniciativa privada no modelo de Rastreamento Ativo Organizado do Câncer, para garantir o acesso de 100% da população. 

A atuação do Centro nasce por meio do desenvolvimento de uma plataforma customizada, especialmente para a rastreabilidade do câncer num determinado território. Com estrutura física a ser instalada na usina de Inovação Monte Alegre, iniciativa de revisitalização do Bairro Monte Alegre - que marca o início da história de inovação em Piracicaba. 

O sistema monitorará protocolos de pesquisa, perfis epistemiológicos, passagens em serviços básicos de saúde, permitindo indentificar necessidades e oportunidades de diagnósticos e assistência precoce de combate ao câncer. 

A fundadora e presidente do Conselho Administrativo da Fundação Ilumina, Adriana Brasil abriu o evento, transcorrido nas dependências do Espaço Terrá, no condomínioTerras de Piracicaba, destacando a importância de união de forças em busca de soluções para a saúde.

O prefeito Barjas Negri (PSDB) fechou o ciclo de saudações no evento ressaltando a implantação deste Centro de Inovação, sendo que a Fundação Ilumina representa o esforço de todo cidadão para um projeto desta envergadura que se estabeleceu em Piracicaba.

Para o vereador Pedro Kawai, a Fundação Ilumina hoje se constitui num papel fundamental na cidade, no trabalho do dia a dia e na inovação com relação ao combate ao câncer, onde este centro irá trazer os avanços do setor. Também acentuou a relavância de empresas que temos em Piracicaba, o que nos torna referência no tratamento e diagnóstico do câncer.

Kawai ainda ressaltou o papel da Câmara, na aprovação da liberação do terreno para abrigar o Projeto Ilumina, que em menos de 15 dias cumpriu todas as exigências legais para a completa deliberação da matéria. "A Câmara faz parte destas inovações, em prol da saúde do piracicabano", disse. 

A sequencia do evento contou com a assinatura do memorando de intenções entre as instituições, seguido pela apresentação de vários painéis, players da cadeia de saúde com trabalhos, pesquisas e soluções voltadas à implementação de um sistema apto a identificar necessidades e oportunidades de diagnóstico e assistência precoce de combate ao câncer.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas