EM PIRACICABA (SP) 18 DE AGOSTO DE 2021

Drive Thru Solidário da Santa Casa é reconhecido com moção de aplausos

Em três dias, a entidade arrecadou 2.890 fraldas para atender pacientes do SUS




Toque na imagem para aumentar

Moção reconhece importância da campanha da Santa Casa

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou nesta quarta-feira (18), a moção de aplausos 95/2020 para a diretoria da Santa Casa de Piracicaba pela organização do primeiro “Drive Thru Solidário”, quando foram arrecadadas 2.890 fraldas para uso dos pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  A iniciativa partiu do setor de Captação de Recursos e da Comissão Interna de Humanização da Santa Casa, com apoio do Grupo de Mulheres Vicentinas da Paróquia São Francisco de Assis do Jupiá e da Uniprime.

Na entrega, o vereador falou da importância em reconhecer o trabalho da Santa Casa neste momento de pandemia e do aumento do atendimento às pessoas com maior vulnerabilidade, que precisam de fraldas e muitas vezes não têm como comprar o produto. “A campanha mostrou a preocupação da equipe da Santa Casa com o próximo, por meio de uma forte mobilização para atender as pessoas carentes”, disse Kawai. Ele lembra que uma fralda descartável melhora o atendimento do paciente internado e que a equipe pensou no coletivo.

Ao agradecer Pedro Kawai pelo reconhecimento, o provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, destacou o trabalho de sua equipe e do apoio recebido pela instituição no atendimento às pessoas mais vulneráveis. Hoje, segundo ele, a Santa Casa tem o compromisso de atender 60% de pacientes SUS, taxa que hoje chega a 82%. “Mesmo assim, a tem sua situação financeira equilibrada graças, também, ao trabalho de voluntários e a ações como o drive thru”, considerou.

Representando a Pastoral da Saúde, Evanilde Leite Fernandes citou dois ensinamentos de São Camilo de Léllis,  patrono dos hospitais e dos enfermos. Um deles é “nada é nosso; tudo é dos pobres. "Só quando doamos ao próximo é nosso", afirmou. O outro ensinamento revela que “tudo passa, só o bem permanece”.

Pela Uniprime, Cibelli Nunes Bonine Scarpim, enfatizou que a pandemia trouxe para o mundo um momento de reflexão. “Tivemos que parar, pensar e começar a olhar para o outro, retomando a relação humana e a preocupação com o próximo”, disse.

Daniela Lopes, coordenadora da comissão interna de Humanização da Santa Casa, agradeceu ao apoio recebido e falou do orgulho do resultado positivo da ação, que vem servindo de estímulo para que outras empresas e entidades possam seguir o exemplo.

Para o coordenador do Núcleo de Captação de Recursos do Hospital, Marcos Andrade, a moção de aplausos revela o respeito e a consideração da Câmara pela Santa Casa. “Tenho orgulho de integrar esta equipe, pois podemos acompanhar gestos como este, que enaltece e promove o engajamento de pessoas e organizações com a ideia de poder colaborar. Todos fomos contagiados pela ação”, disse. 

Câmara Cidadania Pedro Kawai

Texto:  Miromar Rosa - MTB 17.063
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas