EM PIRACICABA (SP) 22 DE JUNHO DE 2021

Educadores solicitam novo espaço físico de funcionamento para o Ceeja

Vereador André Bandeira reuniu-se com representantes do Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos "Professor Antônio José Falcone".




Toque na imagem para aumentar

Reunião aconteceu nesta terça-feira

Crédito: Assessoria parlamentar


Nesta terça-feira (22), o vereador André Bandeira (PSDB) reuniu-se com representantes do Ceeja (Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos) "Professor Antônio José Falcone", que solicitaram ao parlamentar a intermediação junto ao Poder Público para viabilizar um novo espaço físico de funcionamento.

Conforme informação dos dois diretores da escola, Rosemeire Alesina e Angelo Cobra, e também do professor Edson Amaral, o Ceeja atualmente conta com a participação de 2.800 alunos, de aproximadamente 25 cidades diferentes próximas a Piracicaba.

No quadro de funcionários, a unidade conta com 27 professores, três funcionários e dois diretores, que ocupam duas salas da mantenedora, o Centro Educacional Paula Souza (Etec).

Os representantes da unidade informaram ao parlamentar que, por decisão do Ministério Público, o prédio da mantenedora está passando por uma reforma, o que exige que o Ceeja encontre um espaço para dar seguimento às suas atividades.

Os diretores relataram ainda que, em 2019, houve uma conversa com o diretor regional de Ensino, pelo qual o assunto foi levado até a Secretaria Estadual de Educação, que considerou a necessidade de ser montada uma comissão para avaliar locais que pudessem ser ocupados pela escola. "Na ocasião, escolas estaduais como a 'Barão do Rio Branco' e a 'Sud Mennucci' foram cotadas, porém sem sucesso na efetivação", relataram os diretores.

"O estudo para jovens e adultos é um trabalho que eu respeito muito. A capacitação profissional é um assunto extremamente importante de ser trabalhado e valorizado no município. Muitas pessoas acabaram parando de estudar para trabalhar e depois perderam o emprego. Hoje, para voltarem a atuar no mercado de trabalho, elas precisam, no mínimo, de uma certificação de ensino médio", destacou o vereador.

André Bandeira prontificou-se a marcar uma reunião com a Diretoria Regional de Ensino e também com a Secretaria Estadual de Educação, bem como a tentar buscar parceria entre Estado e município, para que seja disponibilizado algum prédio para a continuação das atividades do Ceeja.

Além disso, o parlamentar informou que apresentará uma moção de apelo ao secretário estadual de Educação e ao governador para que essa situação seja revista "o quanto antes".

Educação Legislativo André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas