EM PIRACICABA (SP) 18 DE SETEMBRO DE 2020

Em reunião ordinária, vereadores pedem providências para falta de água

Vereadores ainda deliberaram sobre o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021




Toque na imagem para aumentar





A falta de água em diversos bairros de Piracicaba foi discutida pelos vereadores durante a 19ª reunião ordinária de 2020, na noite desta quinta-feira (17). Os parlamentares usaram o tempo regimental destinado aos líderes de partido e também o tempo destinado ao uso da palavra para pedir providências ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) a fim de resolver a falta de abastecimento de água na cidade. A regiões do Cantagalo, de Santa Terezinha e os bairros Nova Suíça, Vila Cristina, Jardim São José e Balbo foram citados pelos vereadores como os locais mais afetados pela falta de água.

O crescimento de loteamentos e condomínios na cidade sem planejamento foi apontado pelos parlamentares como um dos motivos da falta de abastecimento de água. Foi sugerido que seja marcada uma reunião com o presidente do Semae, José Rubens Françoso, para que ele dê esclarecimentos aos vereadores sobre os problemas de abastecimento de água.

A perda de águas no município também foi apontada como uma das causas da falta de abastecimento nos bairros da cidade. Os vereadores aprovaram com 18 votos favoráveis e 2 contrários a Emenda 1 ao projeto de lei 68/2020, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021. A Emenda 1 autoriza aporte financeiro de três milhões de reais para o Semae desenvolver programa de combate às perdas de água, que hoje, segundo a justificativa da Emenda 1, gira em torno de 46% do total da água produzida em Piracicaba. O parecer contrário à emenda, da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, foi rejeitado por 16 votos favoráveis e 5 contrários.

O projeto de lei 68/2020 foi aprovado em primeira discussão durante a 19ª reunião ordinária e, em segunda discussão, na 40ª reunião extraordinária, convocada logo após o término da reunião ordinária. Além da Emenda 1 ao PL 68/2020, foram aprovadas a Emenda 2, que pede a pavimentação de ruas nos bairros Anhumas, Vila Prudente e Campestre; e a Emenda 3, que solicita a inclusão de R$ 1,3 milhão para ser investido na implantação de Hortos Medicinais nos CRABS (Centros de Referência a Atenção Básica de Saúde do Município). O parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação à Emenda 3 foi rejeitado pelos vereadores por 17 votos a 3.

Devido a aprovação da Emenda 1, com parecer contrário rejeitado, a Emenda 4, que propõe aumento de 100 mil reais no investimento para substituição de tubulações da rede adutora do município, não foi votada.

Na 19ª reunião ordinária também foram aprovados, em discussão única, o projeto de decreto legislativo 22/2020 que concede o Título Honorífico de “Líder Comunitário” a Salvador Maurício De Souza e o projeto de decreto legislativo 5/2020 que institui na Câmara a “Semana Municipal de Ciência e Tecnologia” e a “Medalha de Mérito Científico e Tecnológico Dr. Carlos Clemente Cerri”. O requerimento 449/2020, que solicita informações sobre o transporte coletivo, foi aprovado em regime de urgência. Na reunião, ainda foram aprovados, em primeira discussão, os projetos de lei 13, 18, 23, 57 e 76/2020, que dispõe sobre denominações.

A transmissão ao vivo dos trabalhos pode ser acompanhada pela população a partir das 19h30, pela TV Câmara (canais 11.3 em sinal digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra), pelo Facebook e YouTube ou ainda via rádio Câmara Web. A rádio Educativa FM (105,9) transmite a sessão a partir das 20h.

Legislativo Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas