EM PIRACICABA (SP) 24 DE ABRIL DE 2019

Em série de visitas oficiais, Gilmar Rotta vai ao Siemaco

Ele foi recebido, na tarde desta quarta-feira (24), pela presidente do sindicato, Renata Souza




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta (MDB), visitou na tarde desta quarta-feira (24) o Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região). Ele foi recebido pela presidente da entidade, Renata de Cássia de Aguiar Souza. 

“Assumimos a Casa com o compromisso de ampliar a transparência das atividades do Legislativo e estreitar a relação com a sociedade, incluindo visita às instituições da cidade”, disse Gilmar Rotta. Ele citou, entre outras ações, a aprovação, na segunda-feira (22), do projeto de resolução 4/2019, que instituiu na Câmara o projeto Parlamento Aberto. 

“A Câmara de Piracicaba tornou-se a primeira do País a ter um projeto de transparência desta forma instituído legalmente”, destacou Gilmar, ao enfatizar que a proposta atende aos preceitos da LAI (Lei de Acesso à Informação). Na oportunidade, ele também deixou a Casa aberta ao Siemaco para melhorar ainda mais o relacionamento com o sindicato.

Gilmar informou que a Câmara conta com cerca de 60 servidores, entre os setores de limpeza, manutenção, cozinha e recepção, que são ligados ao Siemaco. “É muito importante o trabalho que vocês desenvolvem e estamos dispostos a contribuir no que for possível”, disse.

Renata Souza agradeceu a visita do presidente da Câmara e parabenizou o trabalho da nova Mesa Diretora. Ela também apresentou algumas dificuldades que o sindicato tem enfrentado na negociação com a classe patronal, depois da aprovação da Reforma Trabalhista. 

“Temos a nossa data-base em janeiro, mas ainda estamos em negociação e, agora, a retroatividade do ganho da categoria não é definida por lei, mas terá que ser articulado com a classe patronal, o que cria algumas dificuldades”, disse Renata.

O Siemaco Piracicaba representa 55 cidades e cerca de 17 mil trabalhadores. Nas negociações atuais, o sindicato tenta o reajuste salarial de 4,5%, um pouco acima do INPC, de 3,43%. “Com a nova lei trabalhista, o ganho retroativo, desde 1º de janeiro, também precisará ser negociado, o que cria mais desafios para nós”, declarou a presidente.

Durante a conversa, também foi encaminhada o pedido do Siemaco para que verifique a possibilidade de instalação de um semáforo no cruzamento das ruas José Pinto de Almeida e Prudente de Moraes, onde já foram registrados alguns acidentes, incluindo um com capotamento. 

Também participou do encontro a assessora da Presidência do Siemaco, Maria Emília Caparroz.

Legislativo

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas