EM PIRACICABA (SP) 25 DE NOVEMBRO DE 2019

Encontro discute ações para a campanha 'Dezembro Vermelho'

Com o apoio da Câmara, campanha terá a participação do Caphiv, da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria Regional de Ensino.




Toque na imagem para aumentar

Uma das ações é levar conscientização às escolas da rede pública

Crédito: Sidney Jr


Em fase final, os preparativos para a campanha 'Dezembro Vermelho', de conscientização sobre os riscos de HIV/Aids e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), foram tema de reunião nesta segunda-feira (25). O vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB), recebeu em seu gabinete representantes da Diretoria Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Saúde e do Caphiv (Centro de Apoio HIV/Aids e Hepatites Virais).

A reunião teve a presença de Marli Aparecida Marsulo e João Antônio Gambaro, da Diretoria Regional de Ensino; de Karina Corrêa Contiero e Moises Taglieta, da Secretaria Municipal de Saúde; e de Eliel Fonseca, coordenador do Caphiv.

As instituições propõem realizar a campanha de 2 a 7 de dezembro com o apoio da Câmara. No período, profissionais das unidades de saúde do município estarão na praça José Bonifácio para aplicar testes gratuitos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Além disso, haverá uma caminhada, com ponto de encontro no Mercado Municipal e passagem pelo prédio principal da Câmara, na rua Alferes José Caetano, 834, onde será feita uma homenagem às pessoas que morreram em decorrência dessas infecções.

A campanha também levará às escolas da rede pública ações de conscientização. Segundo Moisés Taglieta, o objetivo é de que haja participação dos alunos com a realização de palestras e atividades dinâmicas desenvolvidas por professores, dentro de suas disciplinas, em sala de aula.

"A intenção é a sensibilização: falar da importância do projeto e apresentar um diagnóstico dentro das temáticas transversais com a legislação", explicou Eliel Fonseca.

Pedro Kawai ressaltou a importância do diagnóstico precoce para que o tratamento seja eficaz. "O foco principal da campanha é o tratamento adequado para a maior chance de cura. O câncer de próstata, por exemplo, tem 90% de cura quando diagnosticado cedo", comparou.

Em fevereiro, Kawai teve aprovado na Câmara o requerimento 111/2019, para que a Casa realizasse o lançamento da campanha "Dezembro Vermelho". Além disso, é de autoria do parlamentar o requerimento 729/2019, para que os organizadores da campanha falem sobre as ações durante a reunião ordinária da próxima quinta-feira (28), que terá o expediente suspenso por até 30 minutos.

Saúde Pedro Kawai

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas