EM PIRACICABA (SP) 17 DE JULHO DE 2020

Entidades demonstram interesse em integrar projeto Inova Piracicaba

Atepi, Acipi, Fumep e Senai tiveram acesso ao projeto de cultura da inovação desenvolvido pelo vereador Isac Souza e professor Francisco Giocondo César




Toque na imagem para aumentar

Reunião com membros do Senai pelo aplicativo Google Meet aconteceu nesta sexta




Em quatro reuniões esta semana, instituições ligadas à educação e aos setores empresarial e do comércio tiveram a chance de conhecer as propostas do Inova Piracicaba, em prol da cultura da inovação. Na avaliação dos mentores da iniciativa, o vereador Isac Souza (PTB) e o professor Francisco Giocondo César, todas as entidades demonstraram receptividade e disposição em somar forças ao projeto.

Com o objetivo final de contribuir para o desenvolvimento regional, a motivação principal do Inova Piracicaba é a de integrar empresas, comércio e órgãos públicos ao ambiente acadêmico para o desenvolvimento das ações, a partir do conceito de inovação aberta.

Demonstrações do projeto foram apresentadas entre a quarta-feira (15) e esta sexta-feira (17), aos representantes da Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Está prevista ainda reunião com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Na avaliação do vereador Isac Souza, em todas as ocasiões, a tendência é a de que o Inova Piracicaba prospere, pois, as instituições consultadas se demonstraram receptivas. "A lacuna que existe, hoje, é a da integração, de criar proximidade, de atender a expectativa da sociedade. As academias precisam gestar o conhecimento e responder às necessidades do mercado. Para isso, elas devem desenvolver soluções para a realidade das empresas, que estão acelerando o seu desenvolvimento", analisa o parlamentar.

Agente de prospecção de projetos de inovação do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), Francisco Giocondo César observa que empresas e indústrias devem estar em constante evolução, do contrário correm o risco de morrer. "O laboratório da universidade deve ser o mercado, a indústria", recomenda ele, que também se mostrou empolgado com a receptividade nas apresentações: "estão motivados e reconheceram a necessidade da existência de um projeto nesse sentido. Todos se mostraram proativos e nos deram retornos positivos". 

Sobre o conteúdo apresentado, Antonio Carlos Giuliani, que responde pela direção executiva da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), disse que o projeto é uma "inovação necessária", especialmente por estabelecer a relação entre universidade e empresa. "A sociedade terá os melhores resultados, pois estaremos gerando emprego e colocando profissionais para atuar no mercado, atendendo as necessidades das organizações."

Além de Giuliani, as demonstrações dos ideais do Inova Piracicaba foram feitas por Isac e Giocondo, na manhã desta quinta-feira (16), a Edson Valdemir Pigoretti e Maria Helena Santini Campos Tavares, diretor e vice-diretora acadêmicos da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), respectivamente, e a Marcos Joel Leite, diretor do Cotip. "A Fumep tem certeza que poderá contribuir fornecendo seus conhecimentos com seus professores, a qualidade de ensino e com a realização de projetos de pesquisas conjuntos", completa Giuliani.

Já a apresentação às equipes de coordenação técnica e pedagógica, além das áreas administrativa e financeira do Senai Piracicaba, aconteceram nesta sexta-feira (17), ao diretor Ophir Figueiredo Júnior e a Andrea Rizzo, Claudio Escatolin, Débora Moura Luciano, Erica Ferraz, Gleison Rogério Vitti, Marcelo Hirai Castro, Marcos Wagner, Solange Simal e Valdemir de Oliveira Primo.

Segundo Ophir Figueiredo Júnior, o Senai já trabalha com a inovação nos âmbitos nacional e estadual, fundamentado no princípio de que é preciso vencer o "vale da morte". "Temos incentivado a ponte entre os que detém o conhecimento e os que possuem a necessidade desse conhecimento. Aqui na cidade, assumi as unidades em janeiro e estou trabalhando para trazer investimentos de um núcleo de tecnologia e inovação", informou. 

O diretor do Senai disse ainda que a instituições possui expertise em 20 áreas e atua diretamente com editais de inovação, possui a maior rede de laboratórios acreditados do país e três institutos de inovação.

Aos representantes das instituições de ensino e dos demais setores, o professor reforçou a máxima de que o Inova Piracicaba trabalhará diretamente para desburocratizar os processos. "O nosso papel, do vereador Isac e eu, é o de facilitar a resolução dos problemas no município e agirmos como catalizadores", disse, ao ser completado pelo parlamentar: "o nosso radar é a busca pelo suporte, sem afetar a liberdade entre os atores ao fazerem os seus negócios. Piracicaba já é muito forte na inovação, o que está faltando é a conexão para ganhar força. A partir daí, muitas outras ondas virão", completou Isac. 

Para que as parcerias avancem, o vereador e o professor estão finalizando a minuta de um convênio de cooperação intelectual, a ser celebrado entre as empresas e instituições de ensino. Isac também apresentou na Câmara um projeto de decreto legislativo para que seja criado o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia.

Leia mais
Programa busca integração de setores em prol da cultura da inovação
Inova Piracicaba busca adesão de comércio, empresas e universidades
Câmara pode ter Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia

Educação Isac Souza

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas