EM PIRACICABA (SP) 19 DE AGOSTO DE 2019

Entidades discutem encaminhamentos do projeto Câmara Inclusiva

Terceira reunião do grupo aconteceu na manhã desta segunda-feira




Toque na imagem para aumentar

Intenção é que entidades indiquem datas de visita à Câmara até o dia 22

Crédito: Sidney Jr


As entidades que colaboram com o Legislativo Piracicabano no desenvolvimento do projeto Câmara Inclusiva se reuniram pela terceira vez nesta segunda-feira (19), quando discutiram os encaminhamentos para o trabalho de adequações das estruturas físicas dos prédios da Casa de Leis, pensadas para facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos diversos ambientes.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) lembrou que o objetivo é o de tornar a Câmara totalmente inclusiva e que a preocuoação é com todos os tipos de deficiência ou dificuldades de mobilidade, caso, por exemplo, da população idosa. "Em pouco tempo, percebemos que a participação das entidades nas discussões tem sido extremamente positiva. Trabalhamos para que o projeto alcance resultados expressivos e para que as ideias sejam efetivamente tiradas do papel. Tudo para que o cidadão tenha a oportunidade de estar aqui na Câmara, participando das decisões do Legislativo", disse.

Segundo o diretor do Departamento de Administração, Mauro Rontani, um termo de convênio com a Fumep (Fundação Municipal de Ensino) está sob análise do Departamento de Assuntos Jurídicos da Câmara. O objetivo é que alunos e profissionais da instituição possam auxiliar na busca por soluções relacionadas à engenharia e arquitetura dos prédios da Câmara, com entradas localizadas nas ruas Alferes José Caetano, 834 (prédio principal), e ruas do Rosário, 833, e São José, 547 (prédio anexo).

Além disso, os representantes das entidades definiram como prazo final o próximo dia 22 para que sejam feitos os agendamentos para as visitas com as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a percorrerem as instalações da Câmara. Duas entidades por vez trarão um representante, pensando na divisão criança, jovem e adulto, por sexo e por tipo de defiência. Eles indicarão as principais barreiras identificadas nos ambientes percorridos.

Fruto de encaminhamento dos encontros anteriores, a Câmara realizará, no dia 21, das 10h30 às 12h, o curso Mídia Inclusiva - Como falar sobre deficiência de maneira constrututiva e baseada nos direitos humanos, com a pedagoga Euclidia Maria Fioravante, que foi coordenadora de projetos sociais e relações institucionais do Centro de Reabilitação Piracicaba. A aula é destinada a jornalistas e profissionais da comunicação e publicidade.

Os representantes das entidades discutiram ainda a necessidade de promoção de curso aos profissionais que atuam na recepção ao público na Câmara. A intenção é que eles possam ser capacitados para lidar com as diferentes situações de acolhimento. Uma data para a realização será definida.

A reunião teve a presença de Ademir Barbosa, do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência); Eduardo de Paula Azzini, da Avistar (Serviço de Atendimento à Pessoa com Deficiência); e Solange Mara Aguiar, Josiane Tedesco e Joaquim Inocêncio, do Conselho Municipal do Idoso. O Espaço Pipa (Associação Síndrome de Down de Piracicaba) esteve representado por Renata Amaral e Rafael Santos, este também assessor do vereador Marcos Abdala (REP).

Acompanharam ainda as servidoras efetivas da Câmara: Jandira Souza e Erica Dinis, que integram a comissão indicada pela presidência para contribuir com as discussões, composta também pelos diretores Valéria Rodrigues (Comunicação) e Bruno Didoné de Oliveira (Documentação e Transparência).

Câmara Inclusiva

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas