EM PIRACICABA (SP) 06 DE SETEMBRO DE 2019

Escola do Legislativo recebeu 313 participantes em agosto, diz Nancy

Vereadora destacou atividades da Escola do Legislativo durante uso da tribuna na reunião ordinária desta quinta-feira.




Toque na imagem para aumentar

Nancy Thame ocupou a tribuna na 48ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




A Escola do Legislativo promoveu 11 atividades, com 16 encontros, e recebeu 313 participantes em agosto, apontou a vereadora Nancy Thame (PSDB) durante sua participação na tribuna na 48ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (5).

"A Escola do Legislativo vem como um projeto que nos fortalece com a abertura da Casa, fundamentado principalmente em três eixos: promoção de cidadania, fortalecimento de lideranças e difusão de cultura", comentou Nancy.

A vereadora é diretora da Escola do Legislativo, que tem ainda como coordenador Fábio Dionísio, diretor do Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, e como secretária a servidora Fernanda Micossi.

Compõem o conselho do projeto, além de Nancy, Dionísio e Fernanda, a servidora Érica Diniz, o vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB), o diretor do Departamento de Administração, Mauro Rontani, e os professores Josué Adam Lazier, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Heliani Berlato, da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo).

Na tribuna, Nancy reforçou a importância do acúmulo de conhecimento para a difusão de ideias. "Não adianta ter ideias bonitas e frases soltas se não temos um contexto de conhecimento para embasar uma discussão sobre o que é melhor para a nossa cidade", disse.

Ela agradeceu ao vereador Matheus Erler (PTB), que comandou a Câmara entre 2015 e 2018, pelo apoio ao projeto quando ocupava a presidência da Mesa Diretora, e ao atual presidente da Casa, Gilmar Rotta (MDB), pelo auxílio na consolidação da Escola do Legislativo.

A parlamentar destacou o curso "Sustentabilidade, inovação e práticas ambientais nas empresas", com a professora Taís Lacerda, realizado em três encontros: o primeiro abordou o histórico de conferências sobre sustentabilidade; o segundo, ações sustentáveis de empresas; e o último, práticas de sustentabilidade para pequenas empresas. "As empresas também têm que pensar de modo sustentável, e é nossa função difundir iniciativas", observou.

A vereadora falou sobre a roda de diálogo promovida em parceria com o Instituto Pacto, com o tema "Justiça restaurativa: a busca pelo justo", ministrada pelo advogado Osmar Ventris, e destacou a formação continuada de astronomia para professores de educação infantil e ensino fundamental I da Secretaria Municipal de Educação, conduzida pelo professor Michel Paschini Neto. Em três encontros, o curso abordou conceitos astronômicos, ciclo anual do sol e estações do ano e fases e características da lua.

"Esse entendimento faz com que enxerguemos o tamanho do universo", comentou Nancy, ressaltando que os cursos, principalmente os com a temática relacionadas à astronomia, têm atraído muitos adolescentes e crianças à Câmara, alguns pela primeira vez, na companhia dos pais. "Quem sabe são futuros políticos para o nosso país?", ponderou.

O curso sobre cotidiano social e violação dos direitos humanos, o ciclo de palestras sobre a história das artes visuais de Piracicaba e a aula sobre redes sociais e Câmaras Municipais também foram enfatizados pela vereadora, que mencionou, ainda, a palestra "Direitos humanos: solidariedade e utopia". "Como não se pode falar em direitos humanos se o agir conjunto é condição básica para estar em um espaço político?", questionou.

Nancy destacou, ainda, o curso "Agricultura familiar: diagnósticos e perspectivas", evento que contou com cinco palestras sobre aspectos diferentes da agricultura familiar, a oficina "Cidade e terra: um jogo" e a roda de diálogo "Como lidar com a perda: superação da violência". "Um depoimento me emocionou: uma senhora disse que nunca pensou que uma Câmara de Vereadores pudesse acolhê-la. Acho que é nosso papel trazer essa população para cá", afirmou.

Legislativo Nancy Thame

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas