EM PIRACICABA (SP) 31 DE MAIO DE 2019

Especial concurso: 'A rotina sem rotina' dos motoristas da Câmara

Dentre os cargos para o Concurso 01/2019, um será destinado para motorista da Casa




Toque na imagem para aumentar

Segundo servidor, sempre foi apaixonado pela profissão

Crédito: Rafael Henrique da Silva


“A cada dia é uma nova atividade”, é assim que o motorista Jorge D’Assunção Severino Rodrigues, 61, define o seu dia-a-dia na Casa de Leis, desde que ingressou em 1995. Ele e Gilson Everaldo Felipe, 52, que também atua no mesmo cargo desde 2008 contaram como passaram no concurso e como é a sua função de servidor público na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

A intenção de se inscrever no concurso, para Jorge, partiu de sua paixão pela área que atua desde os seus 18 anos. Quando resolveu tentar, havia 500 pessoas inscritas e ele ficou em 3º lugar. Para ele, o segredo foi a prova prática que desempatou e o fez conseguir o cargo. “Como eu trabalhava muito na época, eu confesso que não me preparei tanto, mas na prova prática, infelizmente as pessoas não se atentaram aos mínimos detalhes e eu acredito que isso que desclassificou muita gente”, contou.

Ao conceder entrevista à Comunicação da Casa, Jorge contou para quem é prestado seu serviço na Câmara. “Aqui nós trabalhamos com os vereadores, os diretores e todos os departamentos. Para que isso fique organizado, temos uma escala, que na verdade é uma agenda, em que a cada dia atuamos para um parlamentar”, disse.

Para ele, trabalhar representando um órgão público, ainda mais no trânsito, é muita responsabilidade. “Nós estamos trabalhando com autoridades e por isso precisamos ter muito profissionalismo. Às vezes, nas estradas, outros motoristas te deixam em uma encruzilhada em que te influencia a correr riscos ou infringir uma lei, por isso, é necessária muita paciência”, ressaltou.

Gilson, por sua vez, também teve sua vida envolvida no trânsito, que o fez prestar o concurso em 2006. Por 11 anos trabalhou na Coopersucar e depois na prefeitura como agente de trânsito por 8 anos.  

Na época em que ele fez o concurso, era apenas uma vaga para esta Casa de Leis e 498 candidatos inscritos. Como trabalhava daquele momento, Gilson ressaltou que precisou buscar um tempo na sua agenda para conciliar os estudos, pois, segundo ele, não seria fácil devido à concorrência. “Um fato curioso, é que nesse mesmo momento, enquanto eu estava no trânsito, eu sofri um acidente e fiquei 30 dias em casa me recuperando. Foi esse tempo exato que me dediquei a estudar para o concurso, dia e noite”, contou.

Para ele, assim como Jorge, a segunda fase foi a parte que classificou os candidatos. Gilson contou que o edital foi bem específico e com isso ele pode estudar o que cairia, tendo em vista sua preocupação em ter ficado em 12º lugar na prova teórica. “Na prova prática eu consegui 100 pontos e foi isso que me fez passar”, ressaltou.

Gilson contou algumas atividades diárias que os motoristas realizam aqui. "Uma delas é verificar se os carros estão em condições de uso, se estão limpos, além dos relatórios diários que são entregues ao departamento Administrativo, constando aonde nós fomos, para quê, o que foi alcançado e com quem”, relatou.

CONCURSO – Neste ano, o concurso disponibilizará uma vaga para o cargo de motorista. A prova teórica será realizada no dia 7 de julho, a partir das 8h, em Piracicaba. A prova prática ainda não tem data marcada. A taxa de inscrição é no valor de R$ 44,50 e deve ser realizada até às 23h59 do dia 27 de maio deste ano.

O motorista irá trabalhar 40h/semanais e para o cargo é exigido ensino fundamental completo e CNH categoria D. O salário é R$ 3.607,42.

Além de língua portuguesa e matemática, o conteúdo exigido pelo edital terá conhecimentos específicos, como legislação de trânsito de acordo com as atualizações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), mecânica básica de veículo e direção defensiva.

Acesse o edital completo no campo abaixo (anexos).

 

 

Concurso Público

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Anexos:
edital_cvp_01-2019 (6).pdf


Notícias relacionadas