EM PIRACICABA (SP) 28 DE JUNHO DE 2019

Especial concurso: designer gráfico tem papel essencial na comunicação

Por meio de suas funções, os profissionais de design gráfico fortalecem a construção do diálogo da Câmara com a população.




Toque na imagem para aumentar

Essa é a primeira vez que a Câmara de Vereadores de Piracicaba terá o cargo designer gráfico.

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Essa é a primeira vez que a Câmara de Vereadores de Piracicaba chamará um servidor efetivo para o cargo de designer gráfico. A Casa de Leis tem experiência com o técnicos da área há alguns anos, com a colaboração de estagiários do Departamento de Documentação e Transparência e Relações Públicas e Cerimonial, e o Departamento de Comunicação passa por essa experiência há dois anos, no qual se mostrou um trabalho essencial para os servidores da Casa.

O profissional que ocupará vai atuar no Departamento de Comunicação em um novo setor, sendo responsável por coordenar todos os estagiários de design gráfico atuantes na Câmara. "Dentro do Departamento temos o setor de produção de vídeos, redação, fotografia, rádio e ata eletrônica. A ideia é organizar o setor de produção gráfica e atender uma nova demanda regerada pelo avanço das redes sociais", explicou a diretora do Departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues.

Ela apontou que o designer chega para somar e fortalecer o planejamento de comunicação em execução na Casa. Dentro da equipe de comunicação, o profissional estará envolvido com jornalistas, repórteres cinematográficos, fotógrafos e radialistas. “Será uma ferramenta fundamental que teremos para dialogar com a comunicação através do planejamento gráfico visual”, completa.

Segundo Valéria, o setor organizado vai possibilitar uniformizar a identidade visual e o diálogo da Câmara de Vereadores com a sociedade. "Atualmente os departamentos trabalham de forma independente, cada um com sua própria linguagem visual", aponta.

O objetivo é que, ao receber a informação, a população consiga identificar que aquele material é da Câmara, seja através de um post de rede sociais, cartaz ou uma animação realizada nas produções audivisuais. “Futuramente queremos que a produção gráfica seja uma forma de comunicação pública, completando nosso plano de comunicação”, esclareceu Valéria.

Na Câmara, o designer gráfico trabalhará com o desenvolvimento de social media (mídias sociais), branding (construção de marca), motion design, lower third, ilustração, edição de foto, tratamento de imagens, sinalização e materiais de circulação interna e externa: banner, cartaz, boletim, convite de reunião e audiência pública, folder e cartões. Além de utilizar os programas do pacote Adobe: Illustrator, Photoshop, After Effects, Encoder, Premiere, Lightroom e mais um adicional, o Corel Draw.

Além disso, futuramente os designers poderão estar à disposição dos departamentos e dos vereadores para o trabalho de produção gráfica desde que essas atuações tenham relação às ações institucionais, por exemplo, semanas de debates e trabalhos ligados às proposituras aprovadas em plenário.

CONCURSO – A prova acontecerá no dia 7 de julho, com duração de três horas e 30 minutos, com questões envolvendo disciplinas de conhecimentos específicos e gerais: e língua portuguesa (10), matemática (10), legislação (5) e raciocínio lógico (5). A prova prática somente será realizada pelos 10 candidatos mais bem classificados na prova objetiva.

Está prevista uma vaga, com vencimento de R$ 3.607,42 e com carga horária de 40 horas semanais. É necessário que o convocado tenha o ensino médio completo.

Concurso Público

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas