EM PIRACICABA (SP) 22 DE ABRIL DE 2021

Especialista aborda impacto do sedentarismo na qualidade de vida

As armadilhas da inatividade foram tratadas por Alessandra Cerri nesta quinta-feira (22) na live do perfil do Parlamento Aberto.




Toque na imagem para aumentar




A live do Parlamento Aberto recebeu nesta quinta-feira (22) a sócia-diretora do CLAP (Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba), Alessandra Cerri, que falou sobre o tema “As armadilhas da inatividade e o risco da vulnerabilidade”. Ela destacou que as pesquisas mostram o sedentarismo presente em todos os grupos etários, inclusive de crianças, o que traz prejuízo muito sério à saúde, não apenas física, mas emocional.

“O conceito de saúde mudou muito. Antigamente, só era considerado saudável o indivíduo que apresentasse ausência de doenças e enfermidades, mas com o avanço da ciência, passamos a entender a saúde de forma mais ampla, considerando aspectos físicos, emocionais e sociais, abrangendo o ser humano de maneira muito mais integrada”, explica.

Alessandra ressalta que falar de inatividade é abordar comportamento sedentário, que necessita ser entendido de forma ampla, com seriedade e evidenciando seus graves riscos. De maneira imperceptível, ela explica que pessoas sedentárias passam a apresentar um padrão de lentidão cognitiva e queda na eficiência das funções cerebrais, além de uma musculatura corporal que apresenta lentidão responsiva aos estímulos.

“Ainda que no início esses prejuízos apareçam de maneira sutil, eles serão observados no equilíbrio e reflexo e quanto mais a pessoa estiver sedentária, maior será esse padrão”, informa.

Essa vulnerabilidade está relacionada à suscetibilidade, às dores e às oscilações de humor. Conforme Alessandra Cerri explica, a reversão desse quadro só será possível com uma mudança no estilo de vida, de maneira disciplinada, priorizando a atividade física.

“A prática de exercícios físicos estimula nosso cérebro e faz com que ele fique mais protegido. Um cérebro pouco estimulado tem baixa produção de neurotransmissores, da mesma forma os músculos que não são exercitados, acabam ficando vulneráveis”.

Os benefícios de buscar por estilo de vida mais saudável também impactam diretamente na redução do quadro de ansiedade, algo que se tornou presente na vida de muitas pessoas no período de quarentena por conta da pandemia. “Com a prática de exercícios físicos, temos a produção de cortisol [um hormônio produzido pelo organismo que ajuda controlar o estresse] de maneira equilibrada e benéfica”, ressalta Alessandra.

O Clap oferece em Piracicaba uma série de atividades com objetivo de promover e desenvolver os componentes relacionados ao envelhecimento saudável e com qualidade, de forma a prevenir doenças e demências tipicamente associadas ao envelhecimento. O centro fica localizado na rua José Ferraz de Camargo, 460, São Dimas, Piracicaba. Os telefones são (19) 3377.9332 e (19) 3377.9334.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

Parlamento Aberto

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas