EM PIRACICABA (SP) 22 DE OUTUBRO DE 2021

Esportistas defendem valorização do skate na cidade

Pistas de skate com buracos, piso irregular, falta de iluminação e outros problemas motivaram relatório para a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras)




Toque na imagem para aumentar

Skatistas se reúnem na Câmara Municipal de Piracicaba para pedir melhorias para o skate na cidade

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Skatistas representantes de diferentes grupos do esporte na cidade estiveram na Câmara Municipal de Piracicaba na manhã desta sexta-feira (22), para apresentar reivindicações de melhorias para o skatismo. Os esportistas entregaram um relatório ao secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Balbino, para construção de um processo de valorização do skate em Piracicaba. A reunião foi promovida pela vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo a Cidade É Sua. Assessores do deputado estadual Alex de Madureira (PSD) também participaram da reunião. 

O relatório apresenta reivindicações, propostas em etapas, para manutenção geral e específica das pistas, construção de um programa para o skate municipal e retomada dos eventos, como o campeonato. “Ultimamente estamos meio largados”, pontuou o skatista Daniel Henci.

Os esportistas comentaram que esperam melhoras para o skate na cidade há 10 anos. Henci comentou a importância do skate em diferentes setores da sociedade, como educação, saúde e integração de pessoas. “O meio do skate pode ajudar a molecada, assim como outros esportes, porque é uma ferramenta de transformação social”, disse.

Outros esportistas também apontaram para o crescimento de adeptos à prática, diante do sucesso do esporte nas Olimpíadas de 2021, e disseram que as pistas ficaram “pequenas” para a maior quantidade de praticantes.

O secretário Hermes Balbino defendeu que o processo de valorização do skate não deve focar apenas em recursos que dependem do poder público, “que são demorados, complicados e políticos”, e também trabalhar a desmistificação do esporte.

Balbino sugeriu programas de ensino, com preparação acadêmica dos professores esportistas, além da realização de políticas públicas para levar melhorias às áreas ao redor. “O entorno das pistas é sensacional, podemos pensar em ensinar as pessoas a interagirem com questões ambientais a partir do skate”, disse. O secretário também sugeriu a integração dos representantes do esporte em um grupo para realização de discussões com mais frequência.

A vereadora Silvia Morales pontuou que algumas demandas vão levar maior tempo para a realização e que os encontros precisam continuar, com discussões frequentes sobre melhorias para o skatismo na cidade. “As demandas pontuais e mais imediatas, como a reforma das pistas, e as gerais, como o programa sugerido pelo secretário são importantes e terão encaminhamentos”, disse.

RELATÓRIO - Para efetivação das melhorias, o relatório apresenta as reivindicações de melhorias em etapas: a primeira sugere a realização de reformas e manutenção das pistas e centros de skatismo; a segunda etapa apresenta a manutenção específica, com estudos para ampliação dessas reformas ou construção de outra pista; a terceira etapa prevê a construção de um programa para organização de eventos e encontros educativos e sociais; a quarta etapa sugere a retomada da programação de eventos do skate na cidade, com um calendário de atividades.

 

Esportes e Lazer Silvia Maria Morales

Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas