EM PIRACICABA (SP) 14 DE AGOSTO DE 2019

Evento aborda influência das redes sociais em campanhas eleitorais

Palestra, na Escola do Legislativo, foi conduzida pela cientista política Juliana Fratini.




Toque na imagem para aumentar

Evento foi direcionado a assessores que lidam com comunicação pública

Crédito: Leandro Trajano


A representatividade nas redes sociais e a influência de ações de marketing em campanhas eleitorais foram abordadas pela cientista política Juliana Fratini em evento oferecido pela Escola do Legislativo nesta quarta-feira (14).

A palestra, dividida em duas partes, abordou conceitos relacionados ao uso de redes sociais por figuras políticas em campanhas e apresentou exemplos de ações de marketing positivas e negativas de candidatos em período eleitoral.

Para explicar como funciona a representatividade em redes sociais, Juliana abordou três representações. A primeira, de Bernard Manin, na qual há três tipos de democracia: notáveis, de partidos e de público/auditório, que são fatores que trabalham fortemente nas redes sociais cuidando das imagens que são expostas.

Em seguida, Juliana citou o escritor Guy Debord, que criou o termo "sociedade do espetáculo" como crítica ao que seria a representação da realidade, segundo ele. Por último, Erving Goffman foi apresentado como a conscientização do "eu da vida cotidiana", isto é, a fachada criada nas redes sociais para apresentar apenas o que favorece quem utiliza a ferramenta. "Desenvolvemos isso para nos relacionarmos socialmente. É o que nos protege", disse a palestrante.

A teoria de comunicação de Jürgen Habermas, sociólogo e filósofo, na qual a própria comunicação é vista como meio para o sucesso, gerando as estratégias e o consenso, também foi discutida. Juliana citou os números de curtidas em eleições e como elas criam mais interações online do que offline. "As 12 mil curtidas em uma eleição", por exemplo, "devem ser levadas à comunidade. Você precisa fazer o eleitor votar em você de verdade", observou.

A cientista política defendeu que um vereador ou qualquer figura pública têm o direito de expressar sua opinião durante o exercício do mandato e na circunscrição do município.

A palestrante também falou sobre a influência dos gestos corporais e da utilização de elementos visuais no engajamento das redes sociais de um candidato político. Segundo ela, é importante divulgar imagens que mostrem de forma positiva o engajamento do candidato com a campanha e que representem a identidade visual de seu partido.

Juliana também apontou o uso de dados positivos relacionados a reivindicações do candidato e de hashtags como ações importantes para a melhora da interação entre as pessoas e as redes sociais do candidato.

O evento também contou com a presença da vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo. "Não existe poder além do Legislativo para dialogar e abrir a Casa de Leis. Recebemos líderes que têm uma sabedoria de vida", disse a parlamentar, na abertura do evento.

Escola do Legislativo Nancy Thame

Texto:  Fernanda Rizzi Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas