EM PIRACICABA (SP) 01 DE AGOSTO DE 2019

Evento na praça abre comemorações dos 252 anos de Piracicaba

Solenidade teve hasteamento de bandeira, leitura de conto folclórico, pronunciamento de autoridades e apresentação de escola




Toque na imagem para aumentar

Piracicaba foi fundada em 1º de agosto de 1767

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


As comemorações dos 252 anos de fundação de Piracicaba foram abertas em solenidade na manhã desta quinta-feira (1º), na praça José Bonifácio, com a presença do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (MDB). Da Casa de Leis também estiveram o vice-presidente Pedro Kawai (PSDB) e os parlamentares Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), Aldisa Vieira Marques, o Paraná (CID), André Bandeira (PSDB), Lair Braga (SD) e Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB).

O evento começou com a apresentação da tropa do Tiro de Guerra 02028. A guarda de honra do Exército Brasileiro fez a entrada das bandeiras de Piracicaba, do Estado de São Paulo e do Brasil, que, na sequência, foram hasteadas por Gilmar Rotta, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, diretor do Fórum Dr. Francisco Morato, e o prefeito Barjas Negri (PSDB), respectivamente. Houve ainda apresentação da fanfarra da Escola Municipal João Otávio de Melo Ferraciú.

Após cantarem o Hino Nacional Brasileiro, os participantes acompanharam a leitura do conto da Cobrona, feita pela jornalista Cynthia da Rocha, coautora com Denis Marcorin do livro Piracicaba – Folclore em Poeminhas. Segundo o folclore, a cabeça do animal está no subsolo da Catedral e seu rabo vai até a Rua do Porto. A lenda diz que a cobra irá despertar para engolir a cidade.

Na mesma data do aniversário de 252 anos são lembrados os 52 anos de fundação do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e os 63 anos do 16º Grupamento de Bombeiros, representados por seus presidentes, respectivamente, Valdiza Caprânico e Harley Washington Ferreira.

Gilmar Rotta definiu Piracicaba como uma cidade acolhedora, sem deixar de enaltecer a força da cidade nos aspectos econômicos e educacionais. "É uma cidade de sorriso aberto todos os dias, logo pela manhã. Piracicaba ajudou o país a crescer em um momento de crise, especialmente por sua força no agronegócio. Temos, aqui, um poder público trabalhador, que busca manter sua pujança. E não podemos nos esquecer dos trabalhadores, pessoas que batem o ponto todos os dias e colocam Piracicaba em primeiro lugar em vários setores", disse. 

Paulistano radicado na cidade, Marcos Balbino deu seu depoimento sobre como conheceu Piracicaba, em 1993, como estagiário de direito. "Aqui conheci minha esposa e meu filho é piracicabano. Em 19 de abril de 2004, quando finalmente retornei a Piracicaba para trabalhar, me tornei piracicabano de alma e coração."

Já o prefeito Barjas Negri elencou alguns exemplos, como a Esalq, o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), Parque Tecnológico, as Etecs, entre outros. "Somos destaque em saneamento básico, gestão pública, saúde, educação e avanço tecnológico. Em todas estas áreas temos indicadores que dão orgulho a esta cidade, fruto do trabalho articulado da prefeitura, Câmara, setor empresarial e população", declarou.  

Ainda entre os presentes estiveram o coronel Érico Hammerschmidt Júnior, do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), o tenente-coronel Rodrigo Eval Arena, comandante do 10° BPM/I (Batalhão da Polícia Militar no Interior), o delegado Kleber Altale, diretor do Deinter 9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), entre outros representantes de entidades e secretários municipais.

Ao final da solenidade, a comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, recebeu das mãos de Barjas Negri e Gilmar Rotta as chaves de seis viaturas novas, que irão reforçar o trabalho de segurança do efetivo da corporação.

Câmara André Bandeira Gilmar Rotta Pedro Kawai Adriana Nunes Lair Braga Osvaldo Schiavolin Valdir Marques

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas