EM PIRACICABA (SP) 11 DE JUNHO DE 2021

Experiência do Parlamento Aberto na Câmara será exposta em seminário

Coordenador do programa, o jornalista Erich Vallim Vicente apresentará o painel "Novo canal de comunicação e transparência do Legislativo" no evento que ocorre no dia 18.




Toque na imagem para aumentar

Em foto de 2018, Erich conduz oficina a professores da Escola Estadual "Augusto Saes"

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A experiência do Parlamento Aberto na Câmara Municipal de Piracicaba será compartilhada no seminário on-line "Desafios de Comunicação dos Legislativos do Brasil", que acontece na próxima sexta-feira (18), às 14h. O evento será realizado pelo Portal Pro Legislativo e terá a mediação de seu fundador, o jornalista Sérgio Lerrer.

Consolidado pela resolução 4/2019, o Parlamento Aberto promove ações no âmbito do Legislativo sob quatro eixos: transparência pública, participação popular, tecnologia e inovação e educação para a cidadania.

Coordenador do programa, o jornalista Erich Vallim Vicente, do Departamento de Comunicação da Câmara, falará dos resultados da iniciativa no painel "Novo canal de comunicação e transparência do Legislativo". A ideia é "passar a dimensão, para quem não conhece as ações, do quanto ele foi amplo e envolveu os departamentos da Casa", resume o servidor.

As iniciativas incluem a produção de vídeos institucionais, a interação via perfil em rede social e a criação de lista de transmissão no WhatsApp. "Também vou tratar das lives iniciadas durante o período da pandemia como uma solução para tempos como o atual, que nos limita o desenvolvimento de novas atividades, e as ações previstas na resolução 4/2019, que são nossos desafios, como a criação do Conselho do Usuário", detalha Erich.

O recorte a ser apresentado por Erich constitui um dos oito temas abordados no seminário, que ocorrerá via plataforma Zoom. Em comum, eles mostram como a comunicação dos Legislativos pelo país tem se consolidado "como instrumento do ato de debater e construir políticas públicas, usando as plataformas digitais, de maneira interativa e com propósito público".

A jornalista Érica Ceolin, diretora de comunicação do Senado Federal, apresentará o painel "Comunicação no Legislativo: principais desafios". Marcos Bemquerer, ministro substituto do Tribunal de Contas da União, analisará a "Comunicação como transparência".

"Legislativos multitela" será o tema trazido pelo jornalista Filipi Oliveira, diretor de comunicação da Câmara Municipal de Curitiba, e "Fórum de Desenvolvimento: nova plataforma de comunicação e ação para o Legislativo", pela jornalista Geiza Rocha, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Conselheiro da Rede Observatório Social do Brasil e integrante do Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados, Ney Ribas falará de "Controle social do Legislativo e a comunicação", e Lúcio Big, fundador do Instituto OPS, apresentará o painel "Monitorando o Legislativo pela transparência".

Parlamento Aberto

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas