EM PIRACICABA (SP) 05 DE SETEMBRO DE 2019

Exposição na Câmara reúne 14 imagens sobre a arte da luteria

Imagens são de autoria de Rodrigo Alves, sob curadoria de Fabrice Desmonts




Toque na imagem para aumentar

Material fica exposto no Salão Nobre da Câmara de 6 a 20 de setembro




A Câmara de Vereadores de Piracicaba abre nesta sexta-feira (6), no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges, a exposição A Arte da Luteria, com 14 fotografias de autoria de Rodrigo Alves e sob curadoria de Fabrice Desmonts, servidores efetivos do Departamento de Comunicação. As visitas seguem até o dia 20.

As imagens foram captadas entre 18 e 22 de julho de 2016, na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), onde os luthiers de Chicago, Henrike Hahn e Mitsugu Gomikawa, ministraram oficina sobre a arte da luteria a alunos do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba).

Produzida pela equipe do Departamento de Documentação e Transparência, a exposição surgiu por sugestão da diretora do Departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues, para marcar a reunião solene que a Câmara realizará no próximo dia 13, às 19h30, do vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (CID), no requerimento 331/2019. Na ocasião, o parlamentar homenageará os luthiers que atuam em Piracicaba: Antonio Augusto Vechine, Beto Nalin, Waldir Belluco, Marcelo Correia Leite, Daniel Dobre e Jonas Delamuta.

Derivado do francês, o termo luthier, originalmente, é utilizado para definir o profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de cordas, porém, nos dias atuais, também define a atuação do profissional que conserta ou constrói instrumentos musicais, incluindo os de sopro. Nos dicionários ou produção textual sobre a área a palavra luteria é encontrada também como liuteria, luteraria, luherie, luhieria e luteiro, sendo que o termo tem raízes na palavra árabe al’ud, ou alaúde, em português.

Rodrigo Alves é jornalista formado pela Unimep, com pós-graduação em jornalismo contemporâneo pela mesma instituição, e está na Câmara desde 2011. Ele atuou como repórter e editor do Jornal de Piracicaba e desenvolve ações integradas de comunicação para eventos na área da cultura. Possui a fotografia como um hobby.

Fabrice Desmonts é repórter fotográfico da Câmara desde 1995 e atuou na área nos extintos jornais O Diário, A Província e O Liber, além da assessoria de imprensa da Prefeitura do Município de Piracicaba.

SERVIÇO - Exposição A Arte da Luteria. De 6 a 20 de setembro, no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores de Piracicaba (rua Alferes José Caetano, 834, Centro). Visitas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: (19) 3403-7130.

Valdir Marques Exposição

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas