EM PIRACICABA (SP) 15 DE OUTUBRO DE 2019

Falta de linhas de ônibus na cidade leva munícipe à tribuna popular

Antonio Sérgio Rosa de Oliveira ocupou a tribuna na 59ª reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar

Munícipe esteve na Câmara nesta segunda-feira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Durante 10 minutos, o munícipe Antonio Sérgio Rosa de Oliveira utilizou a Tribuna Popular da Câmara, na noite desta segunda-feira (14), na 59ª reunião ordinária. Com o tema Linha e horário de ônibus urbano, o orador reforçou que estava ali para representar a classe trabalhadora, que depende do transporte coletivo e sofre com as mudanças dos horários e algumas retiradas de linhas.

“Hoje nós temos que chegar mais cedo de nossas casas para chegar a tempo em nosso trabalho e estamos chegando muito mais tarde devido a retirada dos ônibus e mudanças de horários. Os estudantes também estão sendo prejudicados pelos mesmos motivos, e como farão para chegarem na primeira aula? Estão sendo prejudicados”, disse.

O munícipe relatou alguns problemas em fazer contato com a Via Ágil, como em ligar e ser transferido para a Semuttran (Secretaria de Trânsito e Transportes), e assim vice-versa. Oliveira também falou da situação precária dos ônibus, com uma porta apenas, mesmo com muitas pessoas. “Esses dias uma amiga minha do Campestre disse que estava no ônibus e caiu um pedaço de vidro de dentro dele", contou.

O Parque Chapadão, Perdizes e Eldorado são citados pelo orador como bairros que passam por situações difíceis no transporte público. Para o munícipe, muitas alterações precisam ser feitas em Santa Teresinha. “A Vila Meloto é a vila mais velha de lá, que vai do posto ao Atacadão. Nesse local não há transporte coletivo, as pessoas têm que se locomover até a praça, no Pague Menos ou perto do Supermercado Ideal”, disse.

Oliveira disse que a principal alegação é da falta de demanda, porém, em sua opinião, é uma palavra 'feia' em se dizer quando se trata de ser humano. “Demanda para mim é quando se trata de negócios. O meu apelo aqui é que se faça algo para essa classe trabalhadora e que utiliza o transporte público”, advertiu,

Segundo ele, uma reunião já foi realizada, e resultou em uma mudança no bairro, porém, de acordo com Oliveira, a linha do Bessy começou a passar em frente ao Parque Paradiso, mas a da Meloto foi retirada. “A linha do Bessy foi retirada de lá e aumentou a linha”, contou.

O vereador Laércio Trevisan JR. (PL) parabenizou o munícipe pelas colocações e reforçou que essa é uma realidade na cidade, não só no transporte público. “Esgoto, água, lixo e agora transporte coletivo. Todas as concessões com 20 anos para cima. Está ocorrendo isso na cidade, o descaso, o abandono e a falta de fiscalização”, disse.

“Piracicaba tem os seus defeitos, mas tem as suas qualidades também. Às vezes as pessoas falam mal, mas nós temos em Piracicaba muitas coisas boas, como o esgoto, a coleta de lixo, mas nós precisamos de vocês, que nos questionem mesmo, porque os 23 vereadores estão aqui para que possam solucionar os problemas de Piracicaba”, falou o vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB).

Nancy Thame (PSDB) também enalteceu o orador pela ida à tribuna e disse que o fato das pessoas puderem se manifestar auxilia os vereadores. “Tem uma coisa urgente e pontual que o senhor está falando e a gente produzir essa cidade espalhada. Acho que a região que o senhor fala tem uma demanda de políticas públicas muito densa e ao mesmo tempo distante dos pontos de trabalho, por exemplo. Quando você produz uma cidade espalhada, vai ter lugar com menos gente e nós temos que tentar atender da mesma forma", disse.

André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato Tribuna Popular

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas