EM PIRACICABA (SP) 11 DE MAIO DE 2021

Fornecimento da merenda escolar gera cobranças de vereadores

Requerimento de Pedro Kawai pede informações à Prefeitura sobre a empresa atualmente responsável pelo serviço.




Toque na imagem para aumentar

Requerimento foi aprovado na reunião extraordinária desta segunda-feira








Informações sobre o fornecimento da merenda escolar em Piracicaba são cobradas pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) junto à Prefeitura no requerimento 450/2021, aprovado na 13ª reunião extraordinária, nesta segunda-feira (10). O parlamentar pergunta qual é atualmente a empresa responsável pelo serviço, quais as datas de início e término do contrato em vigência, como se deu a contratação e por qual modalidade ela foi efetuada. Ele pede que lhe seja fornecida cópia do contrato.

"Algumas informações precisam chegar a esta Casa para entendermos o que está acontecendo com a merenda: o cardápio não está sendo respeitado, os equipamentos estão sendo retirados. Como foi feita essa contratação, quando, de fato, começou a vigência desta empresa emergencial, quando terminou a da empresa anterior?", reiterou Kawai, ao acrescentar que o requerimento também busca colaborar com informações para a CPI da Merenda, instalada na Câmara.

Ana Pavão (PL) comentou que recebeu relatos de que, em uma escola municipal, houve cortes no fornecimento de pães e margarina. "'É uma coisa absurda, as crianças já estão 35% em sala de aula", argumentou a vereadora.

Rai de Almeida (PT) citou reclamações de mães com filhos que necessitam de alimentação especial em razão de alergias ou intolerâncias, já que os 36 mil kits distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação não os contemplaram. "Não foram entregues esses kits, vamos precisar pedir apuração", disse.

"Sobre a situação da merenda, são ações que precisam ser tomadas com mais comprometimento. Ficou clara a falta de compromisso total desta empresa com o seu atendente direto, que é o aluno dentro da escola. Têm merendeiras sem passe de ônibus", discutiu Fabrício Polezi (Patriota). "O secretário João Marcos está se esforçando para mudar isso. Que ele consiga achar um meio mais prático para trazer o compromisso das empresas que fornecem a merenda dos alunos. Infelizmente, está uma vergonha", completou.

"Essa questão é uma grande vergonha. Mães de famílias, a maioria está indo à Justiça. É um grande absurdo isso que vem acontecendo em Piracicaba há tempo", afirmou Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), que preside a CPI da Merenda.

"A CPI foi instaurada justamente para encontrar o que está errado e tomar providências, bloqueio de bens e contas. Já demos essa atribuição aos três vereadores que fazem parte da CPI e que, de fato, a Câmara fiscalize e tome providências", declarou Gustavo Pompeo (Avante).

"Sobre a merenda, a Prefeitura pagou e a empresa não pagou os servidores. Não se trata do Estado; trata-se do município: foi feita a rescisão da Nutriplus, porque ela não pagou os funcionários. Tenho certeza de que o pessoal da CPI da Merenda vai apurar esses fatos. Não há mentira que sobreviva a vida toda", salientou Laércio Trevisan Junior (PL).

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas