EM PIRACICABA (SP) 19 DE MARÇO DE 2019

Fórum de Arborização Urbana aproxima poder público e sociedade

Aprovado durante a 12ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (18), espaço permanente debaterá ações voltadas à preservação e diversificação de espécies




Toque na imagem para aumentar

PDL 67/2018 foi aprovado durante a 12ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O Fórum Permanente de Arborização Urbana aproximará representantes do poder público e da sociedade, tanto de entidades que atuam pela preservação do meio ambiente quanto por universidades. Instituído na Câmara de Vereadores de Piracicaba na segunda-feira (18), quando o projeto de decreto legislativo 67/2018 foi aprovado na 12ª reunião ordinária, o espaço debaterá ações voltadas à preservação e diversificação de espécies na cidade. 

A propositura foi apresentada pelos vereadores Nancy Thame (PSDB), Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Lair Braga (SD) e Laércio Trevisan Jr. (PR). 

A composição do Fórum possibilitará o diálogo entre representantes da Prefeitura, já que prevê servidores do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba) e de secretarias municipais (de Defesa do Meio Ambiente, Sedema, e de Obras, Semob), de membros dos conselhos municipais da Cidade e de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e do GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), da Secretaria de Educação. 

Também estarão integrantes de entidades que desenvolvam ações relacionadas a planos de arborização, de profissionais de Engenharia, Agronomia e Meio Ambiente, e de Arquitetura e Urbanismo, assim como do cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) e do curso de Engenharia Ambiental da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba). 

O Fórum terá, ainda, representante da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), por conta dos pedidos cotidianos em torno da necessidade de poda e corte de árvores para preservação do sistema de distribuição de energia. 

A finalidade do Fórum, conforme institui o PDL, é incentivar a conexão de segmentos e setores público, privado, acadêmico, sindicais (patronais e de trabalhadores), organizações, assim como terceiro setor e população com o objetivo de propor e monitorar metas que tenham em vista o plano de manejo de arborização. 

Na justificativa do PDL, os autores ressaltam o papel das árvores no meio urbano, “sobretudo como um dos componentes fundamentais na regulação do clima, na manutenção da qualidade do ar e na promoção da saúde e do bem-estar humano, com sua respectiva influência na qualidade de vida da população”. 

O Fórum defende os efeitos da arborização urbana nos aspectos ecossistêmicos, por incrementar a permeabilidade dos espaços à flora e fauna locais, que se beneficiam de nutrientes, recursos alimentares e dos locais para abrigo e nidificação, o que contribui para reduzir os impactos da expansão sobre a biodiversidade. Também ajuda a reduzir as “ilhas de calor”, fenômeno climático que consiste na elevação da temperatura por conta da urbanização.

Fórum de Arborização Urbana Carlos Gomes da Silva Laércio Trevisan Jr Lair Braga Nancy Thame

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas