EM PIRACICABA (SP) 16 DE OUTUBRO DE 2006

Fórum de Prevenção realiza reunião itinerante

Representantes de entidades que compõem o Fórum de Prevenção e Recuperação da Dependência Química de Piracicaba (FOPREDEQ) se reuniram na última quarta-feira, dia 1 (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Comunicação


Representantes de entidades que compõem o Fórum de Prevenção e Recuperação da Dependência Química de Piracicaba (FOPREDEQ) se reuniram na última quarta-feira, dia 11 de outubro de 2006, às 15h00, nas dependências da Diretoria Regional de Ensino em Piracicaba, sala ``Prof. Paulo Freire``, sob a coordenação do vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido) para avaliar o desempenho de atividades e das políticas públicas de prevenção e recuperação à dependência química.

O representante da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Josemar de Lima Oriani, do Ambulatório de Psiquiatria falou da importância do município determinar políticas públicas para discutir o problema do álcool; dos 30 anos de experiência como professor da disciplina de Genética, pela Unimep; da discussão permanente do tema das drogas, envolvendo crianças da pré-escola à Terceira Idade. Também disse que o problema das drogas é devido à falta de amor e afeto da própria família.

Josemar também falou do atendimento diário no Ambulatório de Psiquiatria, onde atende de 6 a 9 casos novos por dia, o que corresponde 30 por semana, 120 por mês, somando a 1.200 novos casos anuais. ``O que me causa perplexidade enquanto médico``, destacou o profissional, ao defender a necessidade de um trabalho para reverter a situação.

Josemar também falou da importância da discussão do tema das drogas nas salas de aulas, onde seria alterada a grade curricular para colocar o professor como centro das discussões, onde ele ganharia respaldo de outros profissionais e voluntários para enfrentar o problema.

A defesa é por uma ação global, onde a atuação de todos seria fator suficiente para distribuir responsabilidades.

Haroldo Leite, da Diretoria Regional de Ensino falou das ações permanentes e pontuais; da defesa da multidisciplinariedade, e do papel social da escola na discussão do tema das drogas.

Também abordou sobre a jurisdição das 62 escolas que o Estado mantém na região de Piracicaba, bem como do projeto piloto na cidade que mantém o período integral.

A Psicóloga, Carla Gonçalves Marques, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), órgão deliberativo de políticas públicas falou dos fundamentos das políticas públicas e das ações integradas que marcaram a 6.ª Semana Antidrogas, onde diversas escolas foram envolvidas no ciclo de palestras.

A integrante da Diretoria Regional de Ensino, Alessandra Corbett Pisco falou de projetos que atuam na capacitação de agentes para atuar nas escolas e, da importância dos professores das disciplinas de Ciências e Biologia na atuação da prevenção das drogas.

A representante da Secretaria Municipal de Educação, Sueli falou de projetos que envolvem trabalhos com crianças de seis meses a três anos; do Projeto Meu Corpo, Minha Casa e, a necessidade de instrumentalizar o professor.

Além do trabalho com pais e, uma equipe multidisciplinar para enfrentar o problema das drogas.

Narzi Novaes, da Guarda Civil Municipal falou de seu trabalho com a temática das drogas, desde o ano de 1995 ao ministrar palestras em escolas.

Também destacou a importância da criação do Museu do Entorpecente, onde a Guarda Civil Municipal presta esclarecimentos sobre o problema da drogas.

O músico Silvio Kazza falou de sua experiência e trabalho voluntário frente aos problemas das drogas. Além de ressaltar a realização de palestras com escolares e o envolvimento da sociedade na temática da drogas.

Ana Maria Cavalcante, do Amor Exigente destacou a importância das entidades se unirem para vencer o problema das drogas.

O estudante Marcelo Miranda Taccini, da Esalq defendeu a proposta da criação de programa piloto que possa atuar em pelo menos 10% das escolas estaduais.

Já o representante da Secretaria Municipal de Esportes e Atividades Motoras (Selam), Ronaldo Lucentini falou da importância de trabalho preventivo como forma de garantir a inclusão da crianças em atividades esportivas.

Mara Santana, representante da Secretaria Municipal de Ação Cultural discorreu sobre os trabalhos que o município desenvolve em centros comunitários, oficinas de dança, música, cinema de rua e outras iniciativas culturais.

Vera Helena Jacinto, do Amor Exigente também discorreu sobre projetos sociais que contribuem para a transformação social de locais carentes, como área de favelas.

Solange Couto Silva, representante da Esalq também destacou a importância de projetos em andamento na cidade que contam com a parceria de entidades contra o problema das drogas.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Renan Granatto

Fórum Saúde Mental e Combate à Dependência Química

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas