EM PIRACICABA (SP) 31 DE JANEIRO DE 2020

Fórum de Sustentabilidade inicia debate sobre planos setoriais

Na primeira reunião de 2020, na tarde desta sexta-feira (31), colegiado definiu novos grupos de trabalho




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O Fórum de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável iniciou, na tarde desta sexta-feira (31), a discussão sobre os planos setoriais que deverão ser incluídos no PDDP (Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba), aprovado no ano passado na Câmara e sancionado pelo prefeito Barjas Negri (PSDB). Foi o primeiro encontro, em 2020, do colegiado coordenado por Nancy Thame (PSDB) e Paulo Serra (CID). 

“Montamos uma pré-agenda agora para o primeiro semestre de 2020, colocando o que teria que ser regulamentado dentro do Plano Diretor, envolvendo habitação, mobilidade, Zona Rural, resíduos sólidos, assim como algumas leis específicas”, explica. O trabalho desta tarde também envolveu a definição de assuntos que o colegiado julga como prioritários, sobretudo na primeira metade do ano. 

“O plano de gestão de resíduos sólidos está na Casa, então será tema da próxima reunião”, destaca, ao citar o projeto de lei complementar 16/2019, protocolado em outubro, que ainda está na CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) e também passa por um processo de consulta pública, até dia 2 de março, no site da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). 

Laís Ferraz de Camargo, educadora do GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), participou da reunião do Fórum e destacou o momento da discussão do PLC 16/2019. “É muito importante a contribuição, com sugestões ou mesmo correções, já que o plano determina as ações e projetos neste setor”, salientou. 

Também foram definidos dois grupos de trabalho (GT), um sobre a Zona Rural, com o intuito de analisar, com maior detalhamento, o capítulo sobre a região que foi introduzido no PDDP. E outro que abordará o Desenvolvimento Econômico como um tema que transita sobre os diversos planos setoriais. 

Membro do Conselho da Cidade, Isaac Roston Júnior avaliou positivamente o resultado da primeira reunião do Fórum de Sustentabilidade. “Foi muito importante porque já conseguiu apontar na perspectiva de criação destes grupos de trabalho, tanto para aprimorar o Plano Rural, mas também da questão do desenvolvimento econômico, porque não era um tema tratado, e isso é algo bom”, disse. 

A perspectiva dos GT é realizarem reuniões paralelas ao cronograma definido pelo Fórum com o objetivo de condensar as informações e pontos mais críticos dos temas e apresentar de maneira mais específica ao colegiado.

“É importante a gente chamar a atenção para a importância de ter um espaço como este Fórum, o que demonstra que é mais um sinal da abertura da Câmara para discutir as questões que são importantes para Piracicaba”, avalia Bruno Vello, membro do Imaflora, entidade que integra o Observatório Cidadão. 

A próxima reunião do Fórum ocorrerá no dia 21 de Fevereiro, às 14h, na Sala de Reuniões do 2º andar do Prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Fórum Gestão e Planejamento Territorial Sustentável

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas