EM PIRACICABA (SP) 25 DE JULHO DE 2019

Fórum permanente aprofunda debate sobre trânsito da cidade

Proposta do vereador Isac Souza (PTB), iniciativa terá a primeira reunião, na Câmara, na próxima terça-feira (30)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Dados da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) apontam que, em junho de 2017, Piracicaba ultrapassou os 300 mil veículos licenciados. Com cerca de 400 mil habitantes, é uma média de 1,3 de unidade por pessoa, o que impõe desafios à mobilidade. Neste contexto o vereador Isac Souza (PTB) apresentou o projeto de decreto legislativo 45/2017, que cria o Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito.

Na próxima terça-feira (30), às 9h, acontece a primeira reunião do Fórum no Plenário Francisco Antônio Coelho, com a presença do parlamentar e de, entre outros representantes de órgãos ligados ao segmento, o secretário municipal Jorge Akira. “A propositura visa criar espaço de diálogo e análise conjunta de dados estatísticos informativos e comportamentais de condutores e pedestres”, avalia Isac.

Além da Semuttran, o Fórum reúne ainda representantes da Procuradoria-Geral do Município, das secretarias de Trabalho e Renda (Semtre), de Educação (SME) e de Governo. Também participam do colegiado a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Sest/Senat, Sesi/Senac, Sesc, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Diretoria Regional de Ensino e CFC (Centro de Formação de Condutores).

O objetivo do Fórum é pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas sobre o trânsito da cidade, assim como promover reuniões com autoridades, entidades e sociedade civil sobre o tema. Também buscará identificar e planejar ações formativas e de conscientização para os cidadãos, além de produzir, executar, divulgar e propor conteúdo audiovisual, digital e gráfico sobre a educação para o trânsito. 

Na justifica do PDL, o vereador Isac Souza (PTB) demonstra a preocupação em torno do desenvolvimento da cidade, em “ritmo intenso” e “provocando aumento populacional e da área urbana”, adverte. “Este fenômeno se desdobra em várias consequências, sendo uma delas o estabelecimento de uma complexa malha viária local”, analisa.

Fórum de Educação para o Trânsito Isac Souza

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas