EM PIRACICABA (SP) 27 DE FEVEREIRO DE 2020

Gilmar compromete-se com celeridade a projeto de apoio a Guiné-Bissau

Em encontro com administrador de cidade da África Ocidental de Bambadinca, presidente da Câmara manifestou apoio para convênio




Toque na imagem para aumentar

Gilmar compromete-se com celeridade a projeto de apoio a Guiné-Bissau

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A tecnologia voltada ao campo e as experiências brasileiras consolidas, em grande parte pelas pesquisas realizadas no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de Piracicaba, poderá contribuir para a evolução agrícola na África Ocidental. E a Câmara de Vereadores terá papel fundamental neste processo, analisando, num futuro breve, um convênio entre a cidade de Piracicaba e a cidade de Bambadinca, da República da Guiné-Bissau.

Administrador do Setor, como são denominadas o que no Brasil corresponde a cidades, Fernando Semedo reuniu-se com o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB) na última semana, buscando apoio para garantir celeridade à tramitação do projeto que deverá ser remetido à Casa pelo Executivo, a fim de que a parceria que envolve entidades e o município possa gerar resultados o mais rápido possível no país africano.

Semedo veio ao Brasil e especialmente a Piracicaba para acompanhar a Copla Campo, feira do setor sucroalcooleiro e agrícola que, entre seus objetivos tem o de expor novas tecnologias e fomentar negócios. Formando na Esalq/USP, o prefeito de Bambadinca casou-se quando veio ao Brasil para estudar, teve filhos e mantém laços estreitos com a região.

Acompanhado do engenheiro agrônomo e professor Warnick Manfrinato, ex-diretor de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Semedo expôs a importância do convênio, que pode contribuir para a produção de alimentos na África, que tecnologicamente precisa de muitos avanços.

Manfrinato disse ainda da importância das instituições locais, como a Esalq, o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), a Câmara e o município se conectarem em auxílio a cidade africana.

Gilmar Rotta garantiu que o que depender do Legislativo, todos os esforços serão feitos para que a parceria se concretize. Adney Araújo, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba, convidado por Gilmar a participar do encontro, disse da importância do projeto que poderá contribuir também para difundir o conhecimento dos brasileiros quanto a políticas públicas de distribuição de alimentos e a segurança alimentar.

Câmara Gilmar Rotta

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas