EM PIRACICABA (SP) 05 DE DEZEMBRO DE 2019

Gilmar Rotta homenageará integrantes de projeto social de jiu-jitsu

Equipe do projeto Lutando por Jesus visitou presidente da Câmara nesta quinta-feira




Toque na imagem para aumentar

Grupo se destaca por vitórias em vários campeonatos

Crédito: Sidney Jr


O empenho em aproximar crianças, jovens e adultos de uma atividade esportiva será reconhecido pelo vereador Gilmar Rotta (MDB), que elabora uma moção de aplausos aos integrantes do projeto Lutando por Jesus. Parte da equipe de jiu-jitsu esteve na sala da presidência nesta quinta-feira (5), para comentar do bom desempenho em vários campeonatos, sendo o mais recente no último domingo, 1º de dezembro, quando a equipe conquistou nove medalhas de ouro no Circuito Interior de Jiu-jitsu, em Bauru.

Wellington Rodrigues de Campos, 36, coordenador do projeto e membro da equipe Felipe Vidal, explicou que atualmente são contempladas aproximadamente 40 pessoas na cidade, entre 4 e 50 anos, dos quais pelo menos metade treina com o objetivo de se destacar nas competições.

Os alunos são provenientes de bairros como Cecap, Alvorada, Sol Nascente, Chapadão, Novo Horizonte, Jardim das Flores, Terra Rica, Perdizes, entre outros. As aulas acontecem às sextas-feiras, a partir das 19h30, e aos sábados, a partir das 14h30, em um barracão no bairro Sol Nascente cedido pela Igreja do Evangelho Quadrangular, por meio do empenho dos pastores Silvana Pereira de Azevedo e Edson Pereira de Azevedo.

“A intenção do projeto, que é desenvolvido há quatro anos, é a de tirar as pessoas das ruas e incentivá-las à prática do esporte. O jiu-jitsu é um esporte caro, requer investimento com a compra do quimono, como também no transporte para as competições e pagamento das inscrições. Às vezes a gente consegue ir, mas fica sem comer nada”, disse.

Wellington relatou ainda que os membros do projeto conquistaram boas colocações nos campeonatos panamericano, brasileiro e mundial. Agora, o objetivo é chegar ao campeonato europeu, que tem a primeira etapa em 2020, em Lisboa, capital portuguesa. Para isso, o grupo depende de recursos financeiros, quase sempre provenientes de simpatizantes da causa. Foi o que ocorreu este ano em Manaus, de onde os atletas saíram com seis vitórias no Campeonato Abu Dhabi International.

Ainda da safra recente de conquistas estão competições em São Pedro, Campinas, Americana e também em Piracicaba. “Estamos participando de campeonatos há quatro anos, mas tudo começou a deslanchar neste ano, em campeonatos mais renomados”, explicou.

Gilmar Rotta explicou aos integrantes do projeto que seu gabinete irá elaborar uma moção de aplausos e que ele pretende agendar a entrega da homenagem no gabinete do prefeito Barjas Negri (PSDB), solicitando ainda a presença do secretário Pedro Melo (Esportes, Lazer e Atividades Motoras). "É a forma que temos de reconhecer o empenho das pessoas que contribuem com a cidade e, neste caso, a associação faz um trabalho de destaque, especialmente por levar o nome de Piracicaba para vários lugares", declarou.

Para o presidente da Câmara, um dos caminhos é a criação de uma associação, que possibilitaria maior apoio da administração municipal. Ele deixou a equipe de seu gabinete à disposição para explicar os trâmites legais para o processo de regularização. "É preciso que uma iniciativa como essa tenha guarida do poder público, pois o esporte também é uma importante ferramenta de inclusão social capaz de transformar vidas", completou Gilmar Rotta.

Além de Wellington, estiveram na Câmara os irmãos Pedro Henrique Romualdo Simão dos Santos, 6, faixa cinza, Kauã Vinícius Romualdo Simão dos Santos, 13, faixa laranja, e João Victor Romualdo Simão dos Santos, 16, faixa azul. Também estiveram presentes Isabelly Moreira da Silva, 8, faixa cinza; os faixa branca Eduardo Miguel Carletti Rodrigues, 7, e Yasmin Camilly Montrazi, 14, além de Emanuelle Rodrigues de Campos, 15, faixa verde; e Zaqueu Moreira, 43, faixa azul.

Esportes e Lazer Gilmar Rotta

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas