EM PIRACICABA (SP) 11 DE JANEIRO DE 2022

Ginasta é homenageada por participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Nicole Pircio é piracicabana e atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Ela foi homenageada pelo vereador André Bandeira (PSDB) na tarde desta terça-feira (11)




Toque na imagem para aumentar

Nicole Pircio é atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


“O esporte nos ensina a ter disciplina e nos deixa mais corajosa.” A frase é da atleta Nicole Pircio Nunes Duarte, ginasta piracicabana, de 19 anos, que representou Piracicaba (SP) e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. À época a equipe brasileira encerrou a competição no 12º lugar no ranking geral de classificação.

Ela foi homenageada na tarde desta terça-feira (11), no hall da Sala da Presidência da Câmara, com Voto de Congratulações de iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), por meio do requerimento 774/2021, pela conquista de ótimos resultados na ginástica rítmica nas Olímpiadas realizadas no Japão, no ano passado.

Na carreira, conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze em Lima, no Peru. Porém, o sucesso não veio por acaso: “Eu tive que abrir mão de muitos momentos de lazer com a família, como festas de aniversários”, revelou. A atleta mora em Aracaju (SE) onde está localizado o Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica. Quando possível vem a Piracicaba para rever à família.

O interesse pela ginástica rítmica começou cedo, logo aos 10 anos de idade, após ter se admirado com a modalidade por conta de assistir a transmissões de competições pela televisão. Ao saber de uma seletiva em Piracicaba, pelo jornal, não teve dúvidas e se inscreveu para tentar praticar a modalidade.

Aprovada no teste, ela passou a integrar a equipe mantida pelo PDB (Programa Desporto de Base), oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). Foram três temporadas ao lado das professoras Helena Macchi e Mariana Winterstein. Além de confirmar a paixão pela ginástica rítmica, Nicole Pircio aprendeu os fundamentos básicos da ginástica rítmica.

O bom desempenho rendeu a ela o convite da técnica Virgínia Nobre para treinar, em 2016, na Unopar (Universidade do Norte do Paraná). Dois anos mais tarde, a ginasta disputou o Campeonato Brasileiro e foi observada por Camila Ferezin, treinadora da seleção brasileira, que a chamou para participar de uma seletiva para a equipe nacional quando a atleta possuía apenas 15 anos.

Ao lado dos pais Valdecir e Simone, do secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Ferreira Balbino e do assessor especial da Selam, João Francisco de Godoy, ela agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal, por meio do vereador André Bandeira, que por sua vez, destacou a participação de Nicole nas Olimpíadas, “independentemente dos resultados”.

“É uma menina, que desde muito nova começou a praticar esportes na nossa cidade e hoje está defendendo a Seleção Brasileira, Isso, para nós, é uma grande honra, pois o trabalho de muitos anos gerou resultados para uma sociedade melhor”, finalizou o parlamentar.

 

 

 

 

 

André Bandeira Homenagem

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas