EM PIRACICABA (SP) 01 DE OUTUBRO DE 2020

Ginecologista destaca importância de cuidar da saúde mental da mulher

Danilo Biegas participou de live do Programa Parlamento Aberto, nesta quarta-feira (30)




Toque na imagem para aumentar




Manter-se saudável acima de tudo é a recomendação do médico ginecologista Danilo Biegas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. O médico falou sobre a saúde das mulheres durante a pandemia, na live do Programa Parlamento Aberto, nesta quarta-feira (30).

Na live, Danilo Biegas explicou que hoje o médico ginecologista cuida acima de tudo da saúde da mulher e destacou que as gestantes não integram o grupo de risco do coronavírus. Segundo ele, as pessoas saudáveis vêm evoluindo bem ao vírus, tanto as gestantes, como crianças, jovens e idosos. O médico explicou que os cuidados que as mulheres grávidas precisam tomar na pandemia são quase os mesmos que as demais pessoas: saúde da gestante, uso da máscara e do álcool em gel. 

Cuidar da saúde mental foi apontada pelo ginecologista como uma forma de prevenir a depressão que vem “aumentando drasticamente” durante a pandemia. Como a consulta ginecológica cuida da saúde da mulher, o médico explicou que muitas vezes o ginecologista é a principal porta de entrada para as pacientes que estão com a saúde mental alterada.

De acordo com o entrevistado, invariavelmente, a paciente vai ter um tipo de depressão pós-parto, que pode ser até uma depressão leve. Pelo fato do ginecologista ser considerado um médico da família, o profissional acaba virando um confidente em que a paciente se sente à vontade para conversar. “A gente trabalha no consultório com prevenção e fala para a gestante como é a vida no pós-parto. Imagina ficar sozinha com uma criança da pandemia, o índice puerperal está atingindo todas as pacientes” disse. Para o médico, a prefeitura e os planos de saúde têm uma ”retaguarda muito boa” e, identificando rápido, as mulheres com depressão pós-parto podem ser medicadas.

O ginecologista ainda destacou que mesmo durante a pandemia o sistema de saúde não parou. "O atendimento básico das urgências, emergências e o rastreamento de câncer (de mama, no colo do útero) continuam", informou.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto. As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Mulher Parlamento Aberto

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas