EM PIRACICABA (SP) 11 DE AGOSTO DE 2020

Grupo de Trabalho reúne propostas para programa Parlamento Aberto

Colegiado se reuniu, pela segunda vez, nesta semana e expectativa é definir cronograma para prioridade de ações.




Toque na imagem para aumentar



O GIT (Grupo Interno de Trabalho) do programa Parlamento Aberto se reuniu nesta segunda-feira (10) com o objetivo de definir o envio de propostas para novas ações e, ainda, estabelecer um cronograma de prioridades. Coordenado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Mesa Diretora, o colegiado foi formado dentro das prerrogativas estabelecidas na Resolução 4/2019.

“Temos muitas ideias, tanto algumas mais novas quanto outras já chegaram a ser cogitadas, mas é preciso organizar tudo o que se propõe como ação dentro do Parlamento Aberto e implementar dentro de cronograma de prioridades”, aponta Kawai. A preocupação do parlamentar é que as diversas sugestões acabem se dispersando e não sejam efetivadas dentro de um plano permanente de atuação.

Para organizar o envio das propostas será utilizado o link da Consulta Pública, disponibilizado no site da Câmara, utilizado em 2018 quando foi aberto o processo para recebimento de sugestões encaminhadas pela população. “Naquela oportunidade, recebemos mais de 180, e foi muito importante aquele processo porque nos indicou a implementar o Parlamento Aberto da maneira como hoje ele atua na Casa”, destaca Valéria Rodrigues, diretora do Departamento de Comunicação.

Neste segundo encontro do GIT Parlamento Aberto, as propostas de implementação permearam desde a ampliação de dados disponibilizados no Portal da Transparência, assim como a implementação de projetos voltados à aproximação da Casa com os estudantes de Ensino Médio e Fundamental. Também foram levadas sugestões voltadas à qualificação de servidores com o intuito de estabelecer cultura de inovação no Legislativo piracicabano.

Outro encaminhamento do encontro é a compilação de legislações relacionadas ao Parlamento Aberto para serem incorporadas à Resolução 4/2019, que criou o programa na Câmara. A intenção, com essa proposta, é unificar a legislação relacionada à transparência e participação popular na Casa, facilitando a pesquisa em caso de necessidade de apresentar novas propostas legislativas.

INTEGRANTES – O Grupo Interno de Trabalho do Programa Parlamento Aberto reúne um servidor de cada departamento e ainda representante da Escola do Legislativo, espaço que integra o quarto eixo do Parlamento Aberto, “educação para a cidadania”. A escolha visa alcançar equilíbrio entre servidores que entraram em diferentes épocas na Câmara, sendo que metade do colegiado assumiu cargo na Casa depois do último concurso público, realizado no ano passado. 

Integram o GIT Parlamento Aberto a advogada Caroline Domingues de Souza (Departamento de Assuntos Jurídicos), o agente legislativo Gerson Koiti Kurosawa Shimizu (Departamento de Assuntos Legislativos), o repórter cinematográfico Luciano Beccari Aguiar (Departamento de Relações Públicas e Cerimonial), o jornalista Erich Vallim Vicente (Departamento de Comunicação), a arquivista Giovanna Fenili Calabria (Departamento de Documentação e Transparência), a professora Érica Aparecida Cruz Dinis (Escola do Legislativo), Milena Dionísio (Departamento de Administração) e Fábio Alvarez (Departamento de TV Câmara).

Parlamento Aberto

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas