EM PIRACICABA (SP) 03 DE DEZEMBRO DE 2020

GT do programa Parlamento Aberto unifica normas voltadas à educação

Proposta levada à Mesa Diretora resultará na ampliação da resolução que instituiu o programa em abril de 2019.




Toque na imagem para aumentar

Reunião do grupo de trabalho do Parlamento Aberto ocorreu nesta quinta-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Os projetos educacionais Parlamento Jovem, Conheça o Legislativo e Parlamento Aberto Vai à Escola deverão integrar a resolução 4/2019, que instituiu o programa Parlamento Aberto na Câmara de Vereadores de Piracicaba. A unificação das normas foi proposta pelo grupo de trabalho do programa, composto por servidores de todos os departamentos da Casa.

O projeto Câmara Inclusiva –que busca a constante adequação do mobiliário, da estrutura e das atitudes dos servidores da Casa de Leis para atender a população com deficiência– passará também a constar da resolução 4/2019.

Em reunião de trabalho nesta quinta-feira (3), sob a coordenação do vice-presidente da Mesa Diretora, Pedro Kawai (PSDB), foi apresentada a proposta de consolidação e unificação de normas da Câmara que tratam de projetos voltados a estudantes de escolas públicas e privadas da cidade.

O objetivo é fazer a junção, num mesmo dispositivo legal, de programas já existentes na Casa, como o Conheça o Legislativo –que traz alunos das redes pública e privada para conferirem o funcionamento e as atribuições do Poder Legislativo municipal– e o Parlamento Aberto Vai à Escola –em que funcionários da Câmara levam conteúdo às instituições de ensino–, e de novos projetos, a exemplo do Parlamento Jovem, que busca simular junto aos alunos um mandato na Casa.

Bruno Didoné de Oliveira, diretor do Departamento de Documentação e Transparência da Câmara, diz que, "ao trazer esses novos dispositivos, fortalecemos o programa Parlamento Aberto e o otimizamos, dando mais efetividade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. São projetos que vão fortalecer cada vez mais a educação para a cidadania, a participação popular e a nossa democracia como um todo".

A estruturação e unificação das normas foi estudada por um subgrupo do Parlamento Aberto, composto por Bruno, Caroline Domingues de Souza, advogada do Departamento de Assuntos Jurídicos, Érica Aparecida Cruz Dinis, da Escola do Legislativo, Gerson Koiti Kurosawa Shimizu, do Departamento de Assuntos Legislativos, e Milena Dionísio, do Departamento de Administração.

ACHADOS - Durante a reunião, também foi apresentado, para apreciação e aprovação dos membros do grupo de trabalho, o episódio-piloto do projeto Achados do Arquivo, composto por vídeos de pequena duração a serem exibidos na TV Câmara e nas redes sociais do Legislativo piracicabano, com o intuito de explorar e difundir o acervo histórico da Câmara, de forma simples e didática.

Apresentado por Giovanna Fenili Calabria, arquivista do Departamento de Documentação e Transparência, o programa tem na equipe de produção os jornalistas Fábio Alvarez, da TV Câmara, e Ricardo Vasques e os editores Gustavo Annunciato e Márcio Bissoli, todos do Departamento de Comunicação. A vinheta e o infografismo são da estagiária do Departamento de Documentação e Transparência Vitória Melega.

Aprovado pelo grupo, o projeto terá novas produções até que seja lançado em data a ser definida.

PARLAMENTO ABERTO - Instituído pela resolução 4/2019, o programa Parlamento Aberto é composto por servidores dos departamentos de Administração, Assuntos Jurídicos, Assuntos Legislativos, Relações Públicas e Cerimonial, Comunicação, TV Legislativa e Documentação e Transparência e da Escola do Legislativo. Tem como pilares a transparência pública, a participação popular, a tecnologia e inovação e o apoio aos programas voltados à educação para a cidadania.

Parlamento Aberto Pedro Kawai

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas